terça-feira, 29 de abril de 2014

Embaixador do Brasil deixou Venezuela por ameaça de morte

Embaixador do Brasil na Venezuela até seis meses atrás, José Marcondes de Carvalho deixou às pressas Caracas porque ele e a esposa, uma artista plástica venezuelana, foram ameaçados de morte. O Ministério de Relações Exteriores e o governo brasileiro tratam o caso sigilosamente.

Marcondes ficou apenas dois anos em Caracas, dos cinco previstos, e as tratativas para sua substituição foram céleres. O substituto Ruy Pereira, 59 anos, assumiu em Novembro passado.
Marcondes segue a linha do governo na parceria com a Venezuela, mas a esposa, uma crítica ferrenha da era Chávez e do presidente Nicolas Maduro, não segurou a verve e virou alvo de ameaças anônimas. O que motivou o casal voltar junto para o Brasil.
Apesar da identidade com o Chavizmo, comenta-se nos bastidores do Itamaraty que o embaixador brasileiro também não teria conquistado a simpatia do regime, como tinha seu antecessor, o embaixador Antonio Simões.
Simões foi confidente de Chávez, recebeu dele a principal medalha de mérito do País, e hoje ocupa o cargo de Subsecretário-Geral para a América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Atualmente, o ex-embaixador José Marcondes é secretário de Ciência e Tecnologia do Itamaraty. É quadro de peso no MRE - foi negociador-chefe do Brasil na ONU sobre Mudanças Climáticas.
A Coluna tentou contato pessoalmente com José Marcondes por três semanas, com pedidos pela assessoria do MRE, mas ele não quis falar. Procurada desde quinta-feira (24), a assessoria não se pronunciou até o momento.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.