domingo, 14 de março de 2021

EDITORIAL: Governo do Estado cria FAKENEWS para se Livrar de Notícia Incômoda

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte fez uso dos seus perfis em redes sociais para cometer uma prática questionável e condenável, do tipo “confundir para não explicar”.

Reproduziu, com o carimbo de FAKENEWS, notícia publicada no BlogdoBG, sob o título “Após isenção de impostos federais, RN e mais 17 Estados, além do DF aumentam ICMS sobre o Diesel”.

Ocorre que o BlogdoBG não produziu a notícia, apenas reproduziu matéria divulgada por veículos como Valor Econômico, Folha de São Paulo e distribuído pela Folha Press.

Em vez de mandar nota, explicando que a notícia não corresponde à verdade, preferiu atacar este blog, tentando desacreditá-lo junto à opinião pública.

O governo do Estado não disse que a Folha e o Valor criaram FAKENEWS, ele preferiu tentar desmoralizar o BG.

A atitude da equipe de comunicação do Governo do Estado é eticamente questionável, além de contraditória.


Porque joga o feitiço contra o feiticeiro.

O fato é que o Rio Grande do Norte e outros 17 estados, além do Distrito Federal, terão nesta segunda-feira, 15, variação no valor de referência para cobrança do ICMS sobre a venda do óleo diesel. Isso depois da isenção de impostos federais anunciada pelo Governo do presidente Jair Bolsonaro como uma forma de amenizar os constantes aumentos de preço por parte da Petrobrás.

Ao taxar a matéria do BlogdoBG de fake news sem questionar quem a publicou na origem, o Governo pratica o que na verdade tenta imputar a este a blog.

Típica situação de ladrão de fim de feira. Que faz o furto e grita “pega ladrão”, fazendo todos correrem em outra direção.

Mas mentira tem perna curta. Ainda mais quando é fake news produzida por órgão oficial que deveria se pautar tão somente pela verdade.

Detalhe: o perfil do Blog do BG no Instagram foi retirado do ar depois desta “estratégia” denunciando nossas postagem em relação ao Governo do Estado.

Mas a população do RN saberá, ao final, quem está mentindo pra quem.


Imagem: reprodução/Folha de S. Paulo

BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.