sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ginásio Poliesportivo de Itaú-RN - um sonho adormecido.

O município de Itaú-RN sempre foi amante da modalidade esportiva, conquistou vários campeonatos intermunicipais, levando o nome da cidade por vários cantos do Rio Grande do Norte.

Um sonho de todos os atletas do município, era e é, poder contar com um ginásio poliesportivo, para poder realizar seus treinamentos para disputarem os campeonatos; além de ser uma forma de lazer, o esporte é um dos poucos meios de diversão dos itauenses.

Há alguns anos atrás o município havia sido contemplando com a construção de um ginásio, porém a verba foi desviada e a obra nunca foi iniciada, tudo permanecendo apenas no papel. Recentemente mais uma vez o município foi agraciado com a obra que foi iniciada na gestão passada, mas o que poderia ser um sonho, tornou-se um pesadelo causado pela administração, que em meio a euforia de que o sonho seria realizado, iniciaram as obras para a construção do ginásio poliesportivo, algo que ficou estagnado no tempo com a sua paralisação.

Em conversa com o Secretário do Esporte do Município de Itaú-RN, Júnior Martins o mesmo revelou estar passando por muitas dificuldades e que o Prefeito está bastante preocupado em relação a paralisação das obras.

Isso não significa dizer que a secretaria não está caminhando, pelo contrário, de acordo com o secretários está sendo realizado um projeto com os adolescentes do município, na escola Municipal Professor José Porto de Queiros, revelando também um campeonato que será promovido a nível de município, onde os trâmites já estão iniciando, com data marcada para o mês de setembro para seu início, terminando no dia 11 de dezembro, data em que é comemorado a emancipação política.

Júnior ainda confirmou o estado de abandono pelo qual o município enfrentava, dizendo-se preocupado com as obras do ginásio e da quadra, mas que isso não será motivo para ficar de braços cruzados, mesmo não tendo um lugar para oferecer condições para os treinos, está se esforçando para promover ações que envolvam todos os atletas.

De acordo com Júnior Martins, a secretaria tem se mobilizado não só no município, pois tem participado de fóruns promovidos pelo ministério do esporte na capital, que é algo que tem engrandecido muito, principalmente com a participação na 2ª etapa do JUVERN’s na Capital do Estado (Natal-RN), onde o município se destacou em duas modalidades, salto a distância, e na prova de mil metros. Destacando em especial o apoio e interesse do prefeito Ciro Bezerra (DEM) que acompanhou de perto esse momento.

O Prefeito Ciro Bezerra (DEM) tem lutado para que as obras recomecem, a empresa responsável, teve o contrato reincidido devido o descumprimento dos acordos firmados na licitação, atrasando ainda mais o sonho dos atletas em poder desfrutar de um lugar para treinar.

Como se não bastasse, o gestor anterior, resolveu fazer reforma na única quadra que era usada pelos atletas para treinos, causando total abandono na área esportiva do município. Com a obra no meio do caminho, prejudicou a evolução do esporte municipal que durante os últimos 4 anos não teve nenhuma atenção por parte da administração.

O Prefeito Ciro Bezerra confirmou a preocupação em relação a paralisação da obra do ginásio, apontada pelo secretário do esporte municipal, por encontrar muitas dificuldades, dentre elas o cancelamento do contrato com a empresa que não honrou as clausulas impostas nas licitações. Causando um tempo maior para elaboração de um novo processo licitatório.

A preocupação maior apontada pelo Prefeito, refere-se ao prazo estabelecido pela união, que a cada dia está diminuindo, contribuindo assim para a perda dos recursos que foram destinados a construção do ginásio poliesportivo, classificando o momento como apreensivo.

“Nó vemos assim com apreensão, porque o contrato está se vencendo. O prazo da vigência contratual do município de Itaú com a união está se vencendo e a gente sente que se não resolvido o mais rápido possível a gente pode até perder esse dinheiro, voltar esse recurso para Brasília”. Revelou Ciro preocupado com os atrasos.

Ainda de acordo com Ciro, o prazo para a reforma da Quadra Carlos Emanuel, é mais extenso, não sendo motivo para relaxar, pois tem cobrado agilidade da empresa vencedora para conclusão da obra, por vê o abandono do esporte no município.

“Com relação a quadra Carlos Emanuel também, é uma obra que está licitada, a gente tem um prazo mais elástico com relação a ela, mais existe a minha cobrança da empresa vencedora para que venha concluir essas obras, para que a gente possa ter palcos para prática esportiva no nosso município que está praticamente abandonada, como eu posso até usar essa palavra. Nós estamos trabalhando incessantemente para que seja resolvido esses problemas”.

Aproveitamos a deixa do prefeito para indagar se com a realização simultânea das obras do ginásio poliesportivo e a reforma da quadra, se foi um erro da administração passada ou deveria ter sido mais bem planejada.

Ciro disse acreditar que a quadra precisaria ser reformada pelo quadro em que se encontrava, dizendo não saber se foi um erro ou acerto, apenas que o pensamento era ter palcos modernos para a prática esportiva.

“Eu acredito Arlindo, que a quadra, também do estado que estava, precisaria ser reformada. Eu não sei se foi um erro ou um acerto, também eu não posso entrar nesse tema com relação a construção dos dois, um é construção, outro é reforma e ampliação, mais eu acredito que o pensamento era o mais correto possível, de que a gente pudéssemos ter palcos bons,  modernos para que possa praticar o esporte que é tão sonhado por todos” pontuou.

Outro ponto certeiro na administração do Prefeito Ciro Bezerra (DEM) foi a desvinculação da Secretaria do Esporte, da Secretaria de Educação e Cultura, valorizando assim o esporte municipal como um das prioridades, deixando de ser uma coordenadoria.

“Na nossa gestão, nós estamos dando uma prioridade muito especial ao esporte. Primeiro nós criamos a secretaria do Esporte. Essa secretaria vai dar mais ênfase ao esporte, porque ela é desvinculada tanto da educação, como desvinculado da cultura, e a secretaria de esporte antes ela funcionava apenas como uma coordenação. Então com essa secretaria, nós agora, a primeira cobrança que eu fiz aqui do secretário foi que ele cadastrasse todos os atletas do município, todos os times de futebol, que nós possamos fazer um projeto para trabalhar a base, esse projeto já está em minhas mãos e nós estamos analisando os custos, estamos analisando todas as despesas para que agente possa colocar tudo isso em prática e aqui a dois, três anos, Itaú reviva aquele momento esportivo que ele viveu na década de 90, que era fantástico, era uma cidade conhecida. Inclusive hoje ainda é conhecida em todo o Estado do Rio Grande do Norte como a cidade do futsal. Tanto do futsal como das grandes vaquejadas” acrescentou.

Uma alternativa vista pelo gestor em relação as empresas aventureiras que emperram as obras, é criar barreiras nas licitações para torná-las incapazes de vencer essas licitações para executar obras nos municípios.

Ginásio Poliesportivo

Ginásio Poliesportivo

Quadra Carlos Emanuel

Quadra Carlos Emanuel

* Reprodução Márcio Melo via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.