segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mulher doa 26 litros de leite humano a maternidade em São Paulo


Aos 33 anos de idade, a fisioterapeuta Yaskara Delgado Randisek, moradora do Tatuapé, na zona Leste da capital, é até o momento a doadora do maior volume de leite humano no ano de 2013 do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A mãe será homenageada juntamente com outras doadoras nesta segunda-feira, 30 de setembro, a partir das 10h, em evento promovido pelo banco de leite do hospital para comemorar o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 1º de outubro.

Logo no primeiro mês, Yaskara percebeu que desperdiçava muito leite antes de amamentar. Achou um absurdo jogar tanto leite fora e procurou um lugar que recebesse o leite para ser doado.

"Liguei na maternidade Leonor Mendes de Barros e eles foram muito rápidos na resposta. A enfermeira veio até a minha casa, colheu o meu sangue para fazer os exames necessários, deixou alguns vasilhames e me orientou a forma correta de armazenamento. Quando voltaram, disseram que estava tudo certo no exame e levaram o meu leite".

Yaskara diz que não há dificuldades em doar. "Eu não tenho trabalho nenhum. Nunca precisei ir até o banco de leite. Eles me visitam todas as semanas, retiram o leite armazenado e deixam novos vasilhames já esterilizados."

Mãe de Aysha, de 4 meses, Yaskara diz que doar não prejudica na amamentação do bebê, pelo contrário, ajuda no aleitamento. "Eu teria de tirar o leite de qualquer maneira, porque, quando o seio está muito cheio, o aleitamento é dolorido e dificultoso. Quando o excesso de leite é retirado, evita essa dor".

Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído aos bebês prematuros e outras crianças que são clinicamente impossibilitados de receber leite do seio materno.

Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou ligar para (11) 2692-4068. No interior as interessadas podem obter mais informações pelo telefone (16) 3610-2649. A lista de bancos de leite do Estado de São Paulo está disponível no site.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.