sábado, 28 de setembro de 2013

Naufrágio na Indonésia mata 22 pessoas que buscavam asilo na Austrália

Fotografia tirada com telefone celular mostra sobreviventes do naufrágio ocorrido ao sul da principal ilha da Indonésia
O naufrágio, ao sul da ilha de Java, na Indonésia, nesta sexta-feira (27). de uma embarcação transportando imigrantes ilegais, que tentavam chegar à Austrália para pedir asilo, deixou ao menos 22 pessoas mortas e 33 desaparecidas. Há ainda 25 sobreviventes já resgatados.

Cerca de 80 imigrantes ilegais de Líbano, Iraque e Paquistão estavam na embarcação no momento do naufrágio, segundo informações divulgadas pelas autoridades indonésias, mas alguns meios da imprensa local elevaram o número para 120.
De acordo com o funcionário indonésio Haris Bahtiar. Entre os mortos estão quatro crianças. O grupo de sobreviventes, que inclui crianças e mulheres, foi transferido para um colégio islâmico de Cianjur do Sul, em Java Ocidental.
"Para se salvar, os sobreviventes nadaram até o litoral de Agrabinta, a cerca de 200 metros de onde afundou a embarcação", explicou Bahtiar. A rádio "ABC" da Austrália informou que as condições ruins do mar na região dificultaram as tarefas de busca dos desaparecidos.
A Indonésia se transformou em um país de passagem utilizado pelas quadrilhas que tentam levar imigrantes ilegalmente para a Austrália. A porta de entrada costuma ser a ilha de Christmas, que faz parte do território australiano e está a 360 quilômetros de Jacarta.
Entre janeiro e agosto deste ano, 218 embarcações com 15.182 passageiros a bordo, a maioria imigrantes de Afeganistão, Bangladesh, Iraque, Irã e Sri Lanka, tentaram entrar ilegalmente na Austrália para pedir asilo.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.