domingo, 8 de setembro de 2013

Inalcançável, Vettel vence facilmente em Monza. Massa chega em quarto

Vettel vence na Itália, e Massa chega em 4º (Stefano Rellandini/Reuters)

Inalcançável. Assim foi o líder do campeonato, Sebastian Vettel, durante todo o fim de semana do GP da Itália. Largando da pole position, o alemão da RBR não deu a mínima chance para os rivais e venceu com a mais absoluta tranquilidade em Monza, palco de seu primeiro triunfo na Fórmula 1, em 2008, pela STR.
Um triunfo com autoridade na casa da Ferrari, para preocupação de seu principal rival no campeonato, Fernando Alonso. O espanhol bem que tentou brindar os “tifosi” – como são conhecidos os torcedores do time italiano – com uma vitória. Largou em quinto, ganhou posições e cruzou em segundo, mas passou longe do prodígio da RBR, que ainda pôde tirar o pé nas voltas finais. Com problemas no câmbio, Mark Webber conseguiu levar sua RBR até o fim, fechando o pódio. Assim que cruzou a linha de chegada, parou o carro. Confira os melhores momentos no vídeo acima.
Prestes a ter o futuro definido no time de Maranello, Felipe Massa fez uma boa exibição no GP caseiro da Ferrari. Fez uma largada brilhante, pulando da quarta para a segunda posição. Fez também o “dever de casa”, deixando o caminho livre para o companheiro Alonso, que ainda sonha com o título. Porém, acabou perdendo o lugar no pódio ao ser superado por Webber na parada dos boxes.
Massa abre caminho para Alonso
Alonso seguiu na cola de Webber e conseguiu superar o australiano na terceira volta, com direito a uma bela manobra na segunda chicane do circuito, para assumir o terceiro lugar. Cinco voltas depois, seu companheiro, Massa, abriu caminho e não ofereceu resistência, fazendo o espanhol subir para a segunda colocação, atrás apenas do líder Vettel.
 

Hamilton com problemas no rádio
Começando no pelotão intermediário, Hamilton sofria com problemas no rádio. Na esperança de que o piloto estivesse ouvindo, a Mercedes avisou que não conseguia o escutar. Para piorar, os engenheiros identificaram um pequeno furo em um dos pneus. O britânico recebeu a ordem para parar nos boxes, mas parece não ter ouvido. Uma volta depois, enfim fez seu pit stop, retornando em 19º.
Massa perde posição nos boxes
Enquanto isso, Vettel construía uma boa vantagem sobre Alonso na liderança. Em 20 voltas, o alemão abriu 6s sobre o espanhol. Um pouco mais atrás, Massa era acompanhado de perto pela outra RBR, a de Webber. Alonso então começou a tirar, aos poucos, a diferença para Vettel. Percebendo a perda de rendimento, o tricampeão foi para seu primeiro pit stop na volta 24, retornando à pista em quinto. Massa parou pouco depois, mas acabou perdendo a posição para Webber, que já havia visitado os boxes voltas antes.
Webber cola em Alonso na briga pelo 2º lugar
Alonso se manteve o quanto pôde na pista, parando finalmente na 28ª volta. Mas parece que a longa permanência com os mesmos pneus não deu muito certo. O espanhol voltou bem distante do líder Vettel e com Webber em sua cola. A essa altura, Raikkonen – que havia caído para a última posição após o toque na largada – já aparecia em quinto, atrás de Massa. Mas por pouco tempo. Logo precisou ir para os boxes para sua segunda parada, caindo para 14º.  Tempo depois, Jean-Eric Vergne sofreu com o estouro do motor se sua STR e se tornou o segundo a deixar a prova.
Faltando 20 voltas para o fim, Vettel se mantinha firme na liderança, 10s à frente de Alonso, que era acompanhado de perto por Webber e Massa. O quinto era Hulkenberg, seguido por Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Button e Pérez, que fechava o top 10. Fazendo boas voltas, Hamilton se aproximou de Massa. Entretanto, a Mercedes preferiu que o britânico fizesse logo sua segunda parada, para não perder tempo disputando posição. E por falar em disputa, Webber chegou de vez em Alonso e começou a pressionar o bicampeão.
Segura, para não bater!
Restando dez voltas para o fim, poucas mudanças nas primeiras posições. Vettel, tranquilo na ponta, bem à frente do segundo colocado Alonso, que segurava a pressão de Webber, que teve que frear forte em uma ocasião para não encher a traseira do adversário (vídeo). O australiano, porém, recebeu a informação pelo rádio que enfrentava problemas no câmbio. Mas como o defeito era nas marchas mais baixas, o piloto da RBR conseguiu contornar a situação. Felipe Massa aparecia em quarto, com folga para o quinto, Hulk.
Com pneus novos, Hamilton é a atração das voltas finais
Coube a Hamilton ser o “showman” da prova nas voltas finais. Com pneus mais frescos que os rivais por ter feito uma parada nos boxes a mais, o britânico partiu para cima. Deixou Raikkonen, Pérez e Button para trás, mas se precipitou ao tentar o bote em Grosjean, cortando a chicane e tendo que devolver a posição. No fim, terminou em nono.
Folgado na ponta, Vettel tira o pé
Com cerca de 10s de vantagem de Vettel para Alonso, a RBR pediu para o alemão tirar o pé e poupar equipamento, para evitar qualquer problema. O alemão, abusado em outras ocasiões, dessa vez obedeceu, e guiou com cautela até receber a bandeirada para mais uma vitória. O espanhol cruzou em segundo, acompanhado de perto por Webber, que fechou o pódio mesmo enfrentando problemas no câmbio. Massa chegou em quarto, seguido por Hulkenberg, Rosberg, Ricciardo e Grosjean. Hamilton e Button completaram o top 10.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.