sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Reservatórios do RN só têm água para dois meses

Considerando o relatório da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a situação volumétrica dos reservatórios do Rio Grande do Norte está em situação preocupante. O relatório revela que a maioria suportará pouco menos de 2 meses – de setembro a novembro de 2013, os casos mais evidentes são os reservatório de Cruzeta, Pau dos Ferros, e Acari.
A redução do volume de água dos reservatórios é consequência da estiagem prolongada, causada pelas chuvas, que apesar de terem sido fortes não tiveram sequência, por isso não foram suficientes para a recuperação dos principais mananciais que abastecem os municípios no Estado.
O relatório da Semarh foi um dos pontos de destaque do relatório geral da situação dos municípios do RN entregue à governadora Rosalba Ciarlini para que ela decretasse um novo estado de emergência em consequência da seca. A nova situação de emergência foi decretada ontem pela governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e ampliou de 144 para 150 o número de municípios no Estado que se encontram em situação de emergência. O decreto foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira (19) e tem validade de mais 180 dias, como correu com o decreto anterior do dia 16 de março.
Com o novo decreto, o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Josenildo Acioly, disse que o abastecimento nos 28 municípios deve ser retomado no início de outubro. Ou seja, a população que se encontra desde agosto sem abastecimento deverá esperar pelo menos mais 10 dias para voltar a receber água através de carros-pipas. “O problema é que os prefeitos ainda têm que assinar novos contratos e esse trâmite leva algum tempo, mas devemos retomar o abastecimento no início de outubro”, disse Acioly.

Governo emite nota sobre ações contra seca
Na tarde de ontem o Governo do Estado emitiu nota sobre ações que está realizando para o combate à seca.
A nota destaca a necessidade dos prefeitos assinarem um novo protocolo de intenções que deve apresentar um cronograma de distribuição de água e receber a ordem de serviço para o início da operação Pipa. “Há toda uma vontade do governo em agilizar os benefícios, mas não é algo unilateral, dependemos da tramitação legal, da contrapartida dos prefeitos e da aprovação do governo federal para que tudo possa funcionar como a gravidade da situação exige”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini.
Além disso, a governadora destacou a criação do Comitê de Combate às consequências da Seca, que se reúne durante todas as segundas-feiras para que haja um acompanhamento sistemático da situação do Estado.
Entre as ações de combate à estiagem, o governo destaca a Adutora do Alto Oeste, que já está com 90% da sua obra concluída; ampliação do sistema adutor de Patu, da construção das Adutoras Santa Cruz/Mossoró (que vai beneficiar 22 comunidades rurais na cidade de Apodi); a construção de 3.200 cisternas no estado; Adutora de Engate Rápido entre Itaú e Pau dos Ferros; convênios assinados entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado, R$ 26 milhões para obras de infraestrutura hídrica; R$ 23 milhões serão destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades e aglomerados, entre outras.

* Reprodução Márcio Melo via  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.