segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vasco fica no empate com o Atlético-PR e mantém jejuns em São Januário

AgifEm um encontro entre um time que não vence como mandante desde a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro e outro que nunca venceu em São Januário, uma aposta no empate não era uma má pedida. E quem escolheu a coluna do meio se deu bem. Neste domingo, na última rodada do primeiro turno do Nacional, Vasco e Atlético-PR não saíram do 0 a 0 e mantiveram seus jejuns.

O Vasco, que tem se alternado entre os jogos em São Januário, Maracanã e Mané Garrincha (Brasília), não vence como mandante desde que bateu o Cricíuma, no dia 27 de julho. Já para o Atlético-PR, que lutava para terminar o turno vice-liderança, o tabu é maior: em 17 vezes na casa vascaína, foram 12 derrotas e outros cinco empates - já contando o resultado deste domingo.
A igualdade sem gols deste domingo, porém, acaba sendo melhor para o Atlético do que para o Vasco. Os visitantes chegam aos 34 pontos ganhos na tabela de classificação, mesma pontuação do Grêmio, mas não conseguem assumir o segundo lugar em virtude do número de vitórias. Os vascaínos terminam a primeira metade do Brasileiro em décimo, com 24 pontos somados.
Na sequência do Campeonato Brasileiro, abrindo o segundo turno, o Vasco tenta voltar a vencer fora de casa, visitando a Portuguesa, no Canindé, na próxima quarta-feira, às 21h50. Já o Atlético-PR, que já defende uma invencibilidade de 12 jogos com o empate no Rio de Janeiro, tenta manter a sequência positiva no mesmo dia, às 19h30, em casa, contra o Fluminense.
O jogo
Mesmo fora de casa, o Atlético-PR tomou a iniciativa da partida e quase marcou aos dois minutos. Baiano cortou errado uma bola, que sobrou para Marcelo, mas o atacante cabeceou por cima do travessão de Diogo Silva. O lance acordou o Vasco, que equilibrou as ações e teve boa chance três minutos depois. Henrique tocou para Juninho Pernambucano dentro da área, só que o meia furou ao tentar chutar para o gol.
Os cruzmaltinos passaram a pressionar os paranaenses e criaram nova oportunidade aos nove minutos. Willie cruzou em diagonal e André se antecipou a marcação para cabecear. No entanto, a bola bateu na rede pelo lado de fora. Depois disso, os cariocas chegaram de novo aos 17, com Marlone, mas o meia parou em boa defesa de Weverton.
A resposta do Atlético-PR veio somente aos 21 minutos. Em contra-ataque rápido, Everton cruzou, a bola passou por todo mundo e chegou em Paulo Baier. O meia, sem ângulo, tentou o gol, mas a zaga tirou o perigo. Depois disso, o duelo seguiu equilibrado, com as duas equipes tentando o ataque. Só aos 34 minutos o Vasco criou mais uma chance. Marlone cruzou e André apareceu para finalizar por cima do gol.
Nos minutos finais, o panorama da partida seguiu o mesmo. Os visitantes chegaram com perigo com Éderson, mas o atacante não conseguiu concluir cruzamento de Marcelo. A resposta dos cariocas veio com bom chute de Marlone que Weverton defendeu com segurança. Mesmo com as diversas oportunidades, o confronto foi para o intervalo sem gols.
O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, com as duas equipes em busca do gol. No entanto, ambas chegavam perto, mas pecavam nas finalizações. Só aos 25 minutos o Vasco chutou com perigo em cobrança de falta de Juninho Pernambucano, que Weverton foi obrigado a espalmar para salvar. O lance animou os donos da casa, que chegaram em seguida com Marlone, mas o meia também parou no goleiro paranaense.
O Vasco passou a ter mais posse de bola, mas pouco levava perigo. Nos contra-ataques, o Atlético-PR era mais perigoso e Marcelo desperdiçou grande chance de dar a vitória aos visitantes aos 42 minutos. Após chutão, o atacante ficou de frente para Diogo Silva, mas chutou para fora. Assim, o confronto terminou sem gols em São Januário.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 0 X 0 ATLÉTICO-PR
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de setembro de 2013, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Jose Eduardo Calza (RS)
Renda: R$ 206.695,00
Público: 8.686 pagantes
Cartões amarelos: Juninho Pernambucano, Baiano e Willie (Vasco); Bruno Silva e Dráusio (Atlético-PR)
VASCO: Diogo Silva; Fagner, Jomar, Cris e Henrique; Baiano, Juninho Pernambucano, Pedro Ken (Dakson) e Willie (Montoya); Marlone e André (Tenório)
Técnico: Dorival Júnior
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Dráusio, Luiz Alberto (Jonas) e Zezinho; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Paulo Baier (Dellatorre); Marcelo e Ederson
Técnico: Vagner Mancini

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.