quarta-feira, 16 de julho de 2014

Profissionais de saúde da Região Oeste em Triagem Neonatal passam por capacitação

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e do Adolescente (Gasca), realizou na manhã desta terça-feira (15), no auditório do Hospital Coronel Pedro Germano, em Natal, uma capacitação em Triagem Neonatal para os municípios da II Unidade Regional de Saúde (II URSAP).


De acordo com Glycia Kalliani, chefe do Gasca, o evento teve o intuito de qualificar os profissionais que atuam na Rede Cegonha e garantir que cada município tenha um profissional que seja a referência técnica para realização da busca ativa das crianças. “Com profissionais cada vez mais capacitados na realização da triagem Neonatal aumentamos a possibilidade de prever o diagnóstico de algumas doenças congênitas ou infecciosas de forma precoce, evitando seqüelas”, disse Glycia Kalliani.

Entre os exames que estão incluídos na triagem neonatal estão os testes do olhinho, pezinho, orelhinha e recentemente foi incluído o do coraçãozinho, através da oximetria de pulso.

O teste do Olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, é realizado nas primeiras horas de vida do recém nascido, ainda na sala de parto. O exame do reflexo vermelho pode detectar possíveis problemas, como retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções e traumas de parto, além de prevenir a cegueira.  O teste da Orelhinha tem a função de identificar algum problema auditivo no recém nascido. Esse teste pode ser realizado pelo fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, é um  exame indolor, e não gera danos a criança. O teste do Pezinho, chamado de triagem biológico, é a coleta de gostas de sangue do calcanhar do recém nascido de 3 a 5 dias de vida, pode ser coletado na maternidade ou em Unidades Básicas de Saúde. Já o teste do Coraçãozinho, realiza a aferição da oximetria de pulso, em todo recém-nascido aparentemente saudável com idade gestacional > 34 semanas. Esse teste tem a função de identificar alguma cardiopatia.

 “É importante o conhecimento da família quanto a realização desses exames, para que possa ser garantido a cada recém nascido os exames que fazem parte da triagem. Esses serviços são realizados nas maternidades públicas do Estado e em algumas Unidades Básicas de Saúde e é garantido através do SUS. Com relação ao teste do coraçãozinho, as maternidades públicas do Rio Grande do Norte ainda estão em processo de adequação a nova portaria nº 20, de 10 de junho de 2014 que institui o novo teste”, destaca Glycia Kalliani. 

 As próximas capacitações na área estão marcadas para acontecer nos dias 22 e 29 de julho e 5 de agosto e serão oferecidas a todas as regiões de Saúde do estado. 

Fonte: Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.