quarta-feira, 16 de julho de 2014

Último capítulo de ´Em família´: Laerte morre e novela termina com Luiza sozinha

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/
O Blog do Extra, Telinha, descobriu como termina o último capítulo de "Em família". Na novela, que acaba na sexta-feira, Laerte (Gabriel Braga Nunes) morre ao ser baleado por Lívia (Louise D´ Tuani) na porta da igreja logo após o casamento dele com Luiza (Bruna Marquezine) e não resiste. Lívia quer matar Laerte porque ela ouve Laerte tirando sarro dela com Verônica (Helena Ranaldi) e fica transtornada. Laerte provoca Lívia, abraça a moça, beija de leve seu pescoço, chega perto de seus lábios, ensaia um beijo, mas não dá. “Não faça assim comigo. Eu estou sofrendo por gostar tanto de você. Por isso queria sair daqui, mudar de cidade, desaparecer”, fala ela. Ele pede calma e tranquiliza a jovem com os lábios, provocando, mas recuando.

Os dois são interrompidos por Verônica, que diz que ele está enlouquecendo Lívia. “Ela está fascinada, hipnotizada por você. Tenho medo que faça uma besteira. Ela é muito nova, me contou que acabou com um namoro de dois anos por sua causa”, diz. Laerte debocha: “É uma bobona, sentimentaloide. Acha que eu vou me envolver com uma garota assim. Levo no banhomaria, para ela não ficar com raiva de mim. Não tenho tempo para me preocupar com ela”. Ele só não sabe que Lívia está ouvindo o papo. Já na igreja, o flautista sorri para a moça, que não corresponde. No fim da cerimônia, uma mão se destaca com uma arma e atira em Laerte, que cai numa poça de água.

Helena (Julia Lemmertz), Shirley (Viviane Pasmanter), Verônica (Helena Ranaldi), Luiza e Lívia estão em meio aos outros personagens que rodeiam Laerte deitado no chão, a chuva caindo sobre ele. Luiza e Shirley destacam-se, já que estão abaixadas junto ao corpo, sendo que Luiza colocou a cabeça dele sobre o seu colo. Formam um belo contraste: uma toda de branco e a outra toda de preto. Deitado no chão, perdendo a vida a cada segundo, Laerte passa os olhos pelos rostos das cinco mulheres. Há um close de cada uma delas olhando para ele, lacrimejantes, e vendo e sentindo quanto amor lhe deram.

Helena, por exemplo, lembra-se de uma cena de beijo em Goiânia, quando jovens. E todas as outras lembram de cenas que marcaram suas vidas. Sempre cenas de amor. A última em que ele fixa o olhar é justamente Lívia. "Por quê?", pergunta ele, num sopro de voz. Lívia chora sem ruído e não responde. Durante essa confusão toda, ouvem-se várias sirenes de polícia e ambulância. Em determinado momento, Shirley e Luiza ficam bem próximas, as duas agarradas a ele, cada uma parecendo querer levar Laerte consigo. Lágrimas correm em seus rostos. Um policial começa a afastar as pessoas que empurram, que querem ver Laerte no chão. Leto está de pé, olhando o pai, com a flauta numa das mãos. Um outro policial segura Lívia pelo braço e vai levando a jovem dali. Lívia resiste um pouco, quer ficar perto, olhando para ele, mas acaba acompanhando o policial.

E assim, em meio a essa confusão de sentimentos, Laerte sorri para Luiza e morre com os olhos abertos. Ela reprime um grito e estreita-o nos braços com mais vigor. Shirley sofre. Todos sofrem. Em algum momento vemos Selma olhar o filho morto, fazer o sinal da cruz e perguntar à Chica, referindo-se a ele: "Quem é?". Depois, há uma passagem de tempo que mostra Selma e Shirley visitando o túmulo de Laerte em Goiânia. Luiza, recém-chegada de Paris com os pais, vai ao Galpão. "Sinto saudades do Galpão. É a música, a dança, a arte de uma maneira geral que nos deixa mais jovens e mais bonitos também. O Laerte me dizia: ´Quero viver sempre num palco. É uma forma de não envelhecer e não morrer´", diz Luiza para Alice (Érika Januza).

A moça diz que ele era um grande artista e a viúva concorda. "E um grande sedutor. Sabia errar e em seguida se desculpar. Pedir perdão. E a gente não tinha como não aceitar! Fui a mulher mais feliz do mundo tão cedo!", diz. "Vai aparecer um outro homem pra te encantar", fala Alice. "Pode ser. Não fechei os olhos para a vida, a alegria e o amor. Um homem que não seja tão complicado como o Laerte, mas que me faça ir ao céu sempre que me tocar! Como ele sabia fazer!", responde Luiza. Olham-se com carinho e batem as mãos.

Fonte: Cidade News Itaú via Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.