segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Formação de cartel de empresas salineiras é investigado no Rio Grande do Norte


21 empresas salineiras, três associações do setor e 43 pessoas físicas do Rio Grande do Norte estão sendo investigadas por suspeita de formação de cartel. Um processo administrativo para apurar as suspeitas foi instaurado nesta quinta-feira (26) pela Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Uma operação de busca e apreensão realizada em Natal, Mossoró e no Rio de Janeiro, em setembro de 2012, levaram o Cade a abrir o processo administrativo para aprofundar as investigações sobre a formação de um cartel no mercado de produção e beneficiamento de sal no país. Investigações preliminares apontam que o cartel foi formado com a intenção de fixar preços, valores de fretes e condições de venda do produto.
Os envolvidos serão notificados. Somente após a apresentação e análise das defesas, a superintendência-geral emitirá um parecer sobre o caso e o encaminhará para julgamento no Tribunal do Cade.
Foram cumpridos nove mandados de busca na sede de empresas e sindicatos supostamente envolvidos no conluio. Essas companhias respondem por mais de 80% da produção de sal do país. (Revista Bzzz).
* Reprodução Márcio Melo via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.