terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jovem iluminador faz reconstrução facial após ter sido atingido por fogo de artifício, em Goiânia

Jovem iluminador faz reconstrução facial após ter sido atingido por fogo de artifício, em Goiânia; Veja

O iluminador Samuel Rosa Rodrigues, de 20 anos, vai começar o processo de reconstrução facial a partir desta terça-feira (17), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Há dez meses, o rosto dele ficou deformado ao ser atingido por um fogo de artifício enquanto trabalhava em um show em Caldas Novas, no sul goiano. Com muita expectativa, ele aguarda pelo procedimento: “está todo mundo torcendo e isso é muito importante”.

Esta é a primeira vez que uma cirurgia desse tipo é feita em Goiás. Profissionais de São Paulo e da Suíça foram consultados sobre o caso. Com o acidente, Samuel perdeu o nariz, o palato superior, o maxilar e a visão do olho direito. Em consequência, ele possui dificuldade para comer, falar, respirar e enxergar, o que deve ser restabelecido com a operação.

A primeira cirurgia, nesta terça-feira, deve durar cerca de 12 horas. A equipe médica explicou que o processo de reconstrução do tecido muscular vai ser feito por transplante autológico, ou seja, uma parte do corpo do paciente será usada para repor o vazio no rosto. No caso, uma camada de pele, gordura e músculo será retirada da perna de Samuel e implantada na face, reconstruindo o palato e o nariz.

Nove médicos e dois cirurgiões-dentistas bucomaxilofacial vão participar do procedimento. No total, a equipe deve ser composta por 20 profissionais, sendo liderada pelo cirurgião plástico Carlos Gustavo Lemos Neves. "A primeira visão da cirurgia plástica nesta parte reconstrutora é a função, reestabelecer a função pra ele, seguida da estética, sempre em conjunto", afirmou Neves.

Samuel é paciente da unidade de saúde há seis meses. A mãe dele, a dona de casa Geni Rodrigues, sempre o acompanha. “Para mim, é um momento muito emocionante. Eu não esperava ser tão rápido. Confio muito em Deus e vai dar tudo certo. Se ele tivesse de ir, ele tinha ido no momento do acidente, que foi uma fatalidade. Ele superou, foi guerreiro, e agora eu creio que ele vai vencer”, ressaltou a mulher.

A torcida pela recuperação de Samuel é compartilhada nas redes sociais. Ele conta que recebe apoio de pessoas de outros estados e até de outros países. “Eu queria aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos que se sensibilizaram com a história, que estão torcendo por mim, que estão orando e tendo fé”, declarou.

Tratamento

O tratamento de Samuel é longo. Conforme a recuperação dele, de três a seis meses após a cirurgia de reconstrução com tecido muscular, o iluminador deve passar pelo procedimento de reconstrução da parte óssea.
Na próxima cirurgia, cerca de 10 centímetros da fíbula de uma das pernas será extraída. Serrado em formato de “C”, o osso vai ser implantado na parte superior do maxilar. Por fim, a equipe médica colocará os dentes.

* Reprodução Márcio Melo via Folha do Sertão/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.