quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pesquisadores do RN estudam leite bovino que não causa intolerância


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão estudando a existência de animais do estado que produzem leite sem os elementos causadores de alergia e intolerância a lactose. O estudo feito em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e a Universidade de São Paulo (USP) identificou raças criadas no RN que possuem esse potencial.


De acordo com o professor Adriano Rangel, que coordena o projeto, a pesquisa tem potencial para o mercado. "É algo interessante porque vai gerar novas perspectivas para o mercado, gerar valor a produtos e derivados. Indústrias de países como Nova Zelândia e Austrália já trabalham com leite livre de problemas", afirma. Entre as raças pesquisadas está a guzerá.

Se comprovada a teoria, o estado será o primeiro estado brasileiro a produzir leite bovino sem restrições para alérgicos. A aluna de mestrado da UFRN, Thábata Lima, coletou sangue e amostras do rabo dos animais. O material será levado para a USP na próxima segunda para ser analisar durante um mês. "Muitas pessoas sabem que o leite é base de uma alimentação saudável e querem consumir, mas não podem por causa da alergia", diz Thábata Lima.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.