domingo, 30 de agosto de 2015

Adutora no Alto Oeste potiguar terá ordem de serviço na próxima terça-feira

Nove municípios do RN estão em colapso (Foto: Agência Brasil)

Atualmente 42 municípios do Rio Grande do Norte sofrem com a seca. Desse total, nove cidades estão em colapso e não recebem abastecimento da Caern. O momento é crítico e a expectativa é de que a estiagem aumente até o final do ano. Diante da situação preocupante, na próxima terça-feira (1), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), assinará uma ordem de serviço para a conclusão de uma adutora na região do Alto Oeste. A medida da Secretaria poderá livrar pelo menos um município da situação de colapso.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, foi encontrada nos registros da Semarh, uma ordem de serviço para a construção de uma adutora que liga a Barragem Boqueirão de Parelhas ao município de Carnaúbas dos Dantas.

As obras já tinham sido iniciadas, mas estavam paradas desde a última gestão por falta de pagamento. Aproximadamente 96% das obras estão concluídas. Com a retomada da construção da adutora, a previsão é de que até meados de outubro as obras estejam concluídas.

“Encontramos essa obra com 96% de conclusão. Essa obra estava parada e possuía uma dívida em torno dos R$ 5,2 milhões com a construtora e precisávamos pagar mais R$ 800 mil para concluir a obra. Esses valores não estavam no orçamento da Semarh, mas conseguimos um auxílio do Ministério da Integração e firmamos um acordo com a empresa responsável pelas obras. Na próxima semana nós iremos assinar a ordem de serviço e as obras serão retomadas. A previsão é de que a adutora seja entregue em 60 dias. E, com isso, esperamos que pelo menos Carnaúbas dos Dantas saia da situação de colapso”, informou o titular da Semarh.

Ainda de acordo com Mairton França, a partir do momento que Carnaúba dos Dantas sair do colapso, os carros pipas que abastecem atualmente a cidade serão relocados para outros municípios.

“A conclusão da adutora trás duas grandes vantagens. A primeira voltada para a população local, que está há dois anos sem ter água nas torneiras. E a segunda para os outros municípios, uma vez que os carros-pipa irão atender a necessidade desses locais”, disse.

Além do término da adutora de Carnaúbas dos Dantas, o Governo do Estado vem adotado outras ações para amenizar os efeitos da seca. Uma delas é antecipação da construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros. Prevista para ser entregue em dezembro deste ano. Outra medida adotada pelo Estado é perfuração de novos poços.

“Entre janeiro e julho já instalamos 236 poços e queremos aumentar essa média. Os poços se apresentam como solução imediata a problemática da seca e, enquanto pudermos, usaremos essa alternativa”, contou.

Morte do Gargalheiras

Apesar do trabalho ostensivo do Governo do Estado para amenizar os efeitos da estiagem, a situação permanece crítica. Em Acari, Barragem Marechal Dutra, conhecida como Açude Gargalheiras chegou ao volume morte. Atualmente, o volume do reservatório está em 0,2%. Com o baixo do Gargalheiras, a previsão é de que a captação de água dure no máximo dez dias.

O secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, informou que o Governo e a prefeitura de Acari estão estudando formas de levar água à população local.

“Infelizmente o Gargalheiras está em volume morto e a qualidade da água do local é muito ruim para algumas formas de consumo. Estamos estudando medidas que substituam o uso da água da barragem. Entre as alternativas estão às construções de poços, com suporte e sistema de bombas, e também a construção de poços na área do próprio gargalheiras”, informou.

Açude Gargalheiras está em volume morto (Foto: Jailson Fernandes/Especial para o POrtal Noat)

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.