terça-feira, 3 de julho de 2012

SUBSTÂNCIA PRESENTE NO FEIJÃO FAZ BEM AO CORAÇÃO, APONTA ESTUDO

Substância presente no feijão faz bem ao coração, aponta estudo
Estudo inédito do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), encontrou quantidade expressiva de isoflavona, ácido que previne doenças coronárias, no feijão.
Pesquisadores de outros países diziam que a quantidade da substância em um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros era inexpressiva. Os estudos mostraram que a variedade de feijão IAC Formoso tem 10% da quantidade de isoflavona encontrada na soja. "Esse teor é expressivo, pois o brasileiro come regularmente feijão e não soja", diz o pesquisador Alisson Fernando Chiorato, do IAC.
A substância é usada também na reposição hormonal pelas mulheres. Nos estudos, ficou constatado que a quantidade de isoflavona varia conforme a variedade do feijão. "A quantidade encontrada no feijão Pérola, que é padrão no mercado, foi de 0,8 mg/grama, enquanto no IAC Formoso foi de 8,92 mg/grama", explica Chiorato.
"Ainda precisamos aprofundar o estudo, mas observamos quantidade elevada de isoflavona também no feijão preto e em fontes relatadas como resistentes ao caruncho e ao fungo Fusarium oxysporum. Possivelmente, quando trabalhamos nossas variedades para resistir às doenças, podemos aumentar indiretamente a quantidade de isoflavona", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.