domingo, 22 de setembro de 2013

Corinthians para o líder Cruzeiro, empata por 0 a 0 e quebra série de derrotas

Corinthians0x0Cruzeiro

O líder que só vencia há oito jogos parou no time que, em crise, havia perdido os últimos três. Em um jogo muito movimentado, Corinthians e Cruzeiro empataram por 0 a 0 no Pacaembu e fizeram uma pausa em suas trajetórias no Campeonato Brasileiro.

O Corinthians, que estava acelerando ladeira abaixo, agora não vence há seis partidas, mas ao menos agradou seu torcedor ao enfrentar um adversário de peso de cabeça erguida, especialmente no segundo tempo. Com 31 pontos, o time está na nona colocação e segue no bolo dos que sonham com uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Já o Cruzeiro interrompe sua sequência positiva e deixa escapar a chance de um recorde. Se vencesse no Pacaembu, o time mineiro seria o primeiro da história dos pontos corridos a emendar nove triunfos consecutivos. Mesmo com o empate, porém, a equipe segue na ponta da tabela, agora com 50 pontos, oito a mais que o vice Botafogo.
Para o cruzeirense que viu só o primeiro tempo, foi um péssimo resultado, assim como para o corintiano que parou em frente à televisão somente após um intervalo. Em uma tarde nebulosa em São Paulo, os dois times tiveram comportamentos completamente distintos durante um jogo que nunca esteve equilibrado.
O Corinthians que jogou o primeiro tempo no Pacaembu esteve longe daquilo que a torcida pede, e por consequência muito próximo daquilo que vem apresentando nos últimos jogos. O desenho tático sem centroavante, armado excepcionalmente por Tite, passo despercebido dos atletas.
Sem Guerrero, suspenso, o técnico barrou Pato e escalou Danilo e Emerson Sheik ao lado de Romarinho e Douglas, repetindo o modelo que fez sucesso na conquista da Libertadores em 2012. Só que o time não teve a movimentação que o esquema pede.
Sem opções, os jogadores por diversas vezes apelaram ao velho cacoete de mandar a bola para a área rival, com a diferença de que neste domingo não encontraram Guerrero para brigar com os zagueiros. Mais que isso, por vezes o Corinthians pareceu satisfeito com o 0 a 0, como quando Cássio demorou exatos 45 segundos para cobrar um tiro de meta.
Na saída para o intervalo, Romarinho abriu o jogo. “A gente está jogando com uma postura que é de fechar bem e buscar o contra-ataque”, disse o atacante. Só que o Cruzeiro teve méritos para quebrar até essa opção.
Com um time homogêneo e poucos passes errados, os mineiros dominaram a posse de bola e prenderam o Corinthians no campo de defesa. Quando um jogador alvinegro recuperava a bola, em geral ele tinha de esperar alguns segundos para que os companheiros aparecessem para buscar tabelas.
Os cruzeirenses, ao contrário, estavam em todos os lugares do campo. Everton Ribeiro, Lucas Silva e Ricardo Goulart trocaram de posição diversas vezes e municiaram Borges e Willian com qualidade. Cássio, muito bem no jogo, teve de fazer milagre três vezes para evitar que o líder abrisse o placar. Em uma delas, o time visitante ainda reclamou de pênalti de Gil em Borges, no rebote de um chute de Willian.
O Corinthians, sob pressão, foi salvo pelo intervalo, que fez muito bem à equipe. Sem substituir uma peça sequer, Tite mudou seu time e o jogo. Edenílson e Igor, em duas jogadas seguidas, apareceram bem no ataque e incendiaram a torcida. Douglas, com passes precisos e um belo chute, compensou a lentidão e a ineficiência de Romarinho e Emerson.
Até os 20 minutos, especialmente, o cenário que se viu foi totalmente oposto ao do primeiro tempo. Fazendo jus ao elenco que possui, o Corinthians se lançou ao ataque e acuou o Cruzeiro, com a diferença de que os mineiros, ao contrário dos paulistas no primeiro tempo, levavam bastante perigo nos contra-ataques.
O domínio, no entanto, era do Corinthians, ainda que ele fosse menos intenso que aquele visto no primeiro tempo por parte do Cruzeiro. Se não viu um gol, o torcedor que foi ao Pacaembu pode culpar especialmente Emerson Sheik, que perdeu duas chances claras diante de Fábio. Alexandre Pato, seu substituto, também não mudou esse cenário, mandando sua única oportunidade para longe.
O 0 a 0, se não resolveu a vida de ninguém, também não atrapalhou Corinthians e Cruzeiro, que agora voltam às suas rotinas. Os paulistas se preparam para o primeiro jogo do mata-mata da Copa do Brasil contra o Grêmio, na próxima quarta. Já os mineiros ganham uma semana de folga para, no próximo domingo, encararem o Inter em Novo Hamburgo. 

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.