NOSSO BLOG

NOSSO BLOG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Homem pesca tambaqui de 40 kg no açude Boqueirão em Parelhas


O pescador Francisco das Chagas Morais, de 52 anos, pegou na manhã desta terça-feira (11) um tambaqui de 40 quilos. Segundo ele, este é o maior peixe já visto desde a inauguração do Açude Boqueirão, localizado no município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A barragem, cuja construção ficou pronta em 1988, é o segundo maior lago artificial do estado, com capacidade para 85 milhões de metros cúbicos d'água.
Francisco contou que o tambaqui (Colossoma macropomum), também conhecido como Pacu Vermelho, ficou enroscado nas redes de pesca.
Chico Pescador, como é mais conhecido na região, disse também que, ao perceber que o peixe ainda estava vivo, utilizou o remo que carregava para matar o animal.
Anos atrás, segundo ele, outro tambaqui chamou a atenção dos moradores locais. O peixe, no entanto, pesava 32 quilos.
O tambaqui pescado nesta terça agora serve de atração para as pessoas que visitam a localidade. De acordo com o presidente da colônia de pescadores Z-26, a colocação de alevinos de tambaqui no Açude Boqueirão aconteceu em 1990 e 1991.
Publicação da revista Pesca & Companhiamostra que o tambaqui é um dos maiores peixes do Rio Amazonas, chegando a atingir mais de 90 cm de comprimento e 30 quilos.Aamente, eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da pesca demasiada, praticamente não existem mais exemplares desse porte.

Fonte: G1 via João Moacir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.