quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Coligações são alvo de ação do MPF por sujeira nas eleições no RN

Sujeira se acumula na Avenida Angra dos Reis, no conjunto Soledade II, na Zona Norte de Natal (Foto: Lamonier Araújo/G1)O Ministério Público Federal ajuizou nova representação eleitoral no Rio Grande do Norte por descumprimento à legislação que impede candidatos e suas coligações de distribuírem material impresso de campanha no último domingo (26). São alvos da nova representação as coligações “União Pela Mudança” e “Liderados pelo Povo”, dos então candidatos ao governo Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).

A prática conhecida como “voo da madrugada”, que consiste na chuva de “santinhos”, voltou a ser registreada na noite do sábado (25) para o domingo das eleições nas proximidades dos locais de votação. O MPF enfatiza que a prática aconteceu mesmo após a assessoria das coligações receberem, na sexta-feira (24), uma recomendação alertando especificamente essa irregularidade.

No primeiro turno mais de 30 candidatos foram alvo de representação semelhante. No segundo turno, “santinhos” foram novamente encontrados em calçadas de colégios e espalhados, em grande número, nas ruas próximas às seções eleitorais. A irregularidade pode afetar a igualdade do pleito, como também prejudica a limpeza pública e a estética urbana, segundo o MPF.

A legislação define como crime a divulgação, no dia da eleição, de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Além disso, a atitude também pode ser caracterizada como “boca de urna”, uma vez que, embora não entregues nas mãos do eleitor, os “santinhos” são espalhados para que fiquem à disposição.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.