quinta-feira, 18 de junho de 2020

Agroindústria de Beneficiamento de Mel em Apodi Mais Perto de Ficar Pronta


Os produtores de mel do Assentamento Milagre, em Apodi (RN), estão cada dia mais perto de realizar um grande sonho. É que as obras de reforma da agroindústria de beneficiamento de mel estão a todo vapor e muito próximas de serem concluídas, com mais de 80% de execução. Produtores desde 1997, eles planejam aumentar a produção e alcançar novos mercados.
A proposta de reformar a pequena fábrica de mel é para que os produtores obtenham a certificação dos órgãos fiscalizadores e produzam de acordo com a legislação sanitária vigente. Com o selo federal e estadual nos produtos, eles podem sonhar com uma comercialização distribuída em todo o Rio Grande do Norte.
O investimento na associação comunitária de Milagre é do Governo do Estado e soma R$ 105.909,60 na reforma da casa de mel e $ 268 mil na aquisição de colmeias, máquinas, equipamentos e veículo, beneficiando diretamente 12 famílias. O projeto é realizado pelo Governo Cidadão, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), e recursos do Banco Mundial.
A estimativa é produzir até 24 toneladas de mel no primeiro ano, assim que a nova fábrica estiver certificada e em funcionamento. Noventa por cento deverão ser comercializados a granel, enquanto 10% serão em sachês de mel. Castigados pela seca desde 2009, eles estão de ânimo renovado com o bom inverno deste ano e a perspectiva de começar a produzir em breve.



* Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.