segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conselho de Ética votará nesta segunda processo sobre Demóstenes


Senador é suspeito de ter usado o mandato para beneficiar Cachoeira. 
As penalidades podem ser advertência, censura e perda de mandato.

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), no Conselho de Ética (Foto: Wilson Dias/ABr)
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO),

durante depoimento no Conselho de Ética no fim
de maio (Foto: Wilson Dias/ABr)

O Conselho de Ética vai votar nesta segunda-feira (25) o processo disciplinar que apura se o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) cometeu quebra de decoro parlamentar.
A reunião do conselho será aberta pelo relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), que dirá qual tipo de sanção vai propor. As penalidades podem ser advertência, censura, perda temporária do exercídio do mandato ou perda definitiva do mandato.
O senador é suspeito de ter usado o mandato para beneficiar os negócios do bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro sob a acusação de comandar uma quadrilha de jogo ilegal que atuava com a participação de agentes públicos e privados.
A defesa de Demóstenes informou que avalia se o parlamentar vai comparecer à sessão.
"A gente vai decidir se o senador vai comparecer. Pelo código do conselho, há a possibilidade de não comparecer. O senador vai decidir", afirmou o advogado Marcelo Turbay, que integra a equipe de defesa de Demóstenes. O senador também deve participar das reuniões com a equipe de defesa.
Segundo o advogado, após o voto do relator do caso, a defesa fará sustentação oral a favor do senador. Somente depois os demais senadores poderão dar seu voto. São 18 com direito a voto - 17 membros do conselho, incluindo o relator, mais o corregedor do Senado.
O presidente do conselho, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), só vota se houver empate. A votação no conselho é nominal e aberta, ou seja, cada senador apresentará publicamente seu voto.
Marcelo Turbay informou que a defesa também vai analisar se distribuirá um memorial aos integrantes do conselho. Trata-se de um conjunto de documentos que apresentam a síntese da linha de defesa. "Na semana passada, a ideia era não apresentar. Isso será rediscutido pela defesa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.