sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa do Divino Pai Eterno começa hoje e espera receber 2,5 milhões de pessoas em Goiás

Basílica em Trindade (GO) recebe todos os anos milhares de pessoas para festa católica
Basílica em Trindade (GO) recebe todos os anos milhares de pessoas para festa católica


A festa do Divino Pai Eterno, maior romaria católica do Centro-Oeste, começa nesta sexta-feira (22) em Trindade (18 km de Goiânia) e deve atrair mais de 2,5 milhões de pessoas – número que representa 25 vezes a população da cidade, com cerca de cem mil habitantes. Para receber essa multidão de turistas, fiéis e visitantes, governo do Estado, prefeitura, entidades de classe, empresários e moradores locais se preparam durante meses. A festa neste ano vai até 1º de julho.
A classificação de maior romaria católica do Centro-Oeste é da própria Igreja. Em número de fiéis, a festa do Divino Pai Eterno seria a segunda maior do Brasil, só perdendo para a romaria do Padrinho Padre Cícero, que acontece todos os anos  em Juazeiro do Norte, no Ceará. 
“Os romeiros que chegam a Trindade encontram um ambiente propício para vivenciar um tempo de muita oração e vida cristã”, disse o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica. As celebrações em louvor ao Divino Pai Eterno começaram por volta de 1840. Dentro do santuário, a sala dos milagres é considerada pela igreja o local da materialização da fé. Devotos do mundo inteiro entregam fotos e objetos que representam a conquista de um milagre realizado pelo Divino Pai Eterno.
Homenagens a pessoas falecidas também podem ser encontradas como, por exemplo, ao cantor Leandro – da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. O terno, o chapéu, o violão e uma foto do artista atraem olhares curiosos. Segundo o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, a imagem do Pai Eterno é ícone que representa os sentimentos do ser humano para com Deus. “Por si mesma, a imagem já é fonte de profunda catequese”, disse Cruz.
O aposentado Aldemar Gomes já perdeu a conta de há quanto tempo visita Trindade para demonstrar a fé e a devoção ao Divino Pai Eterno. Apesar de ser octogenário (não revelou a idade precisa), diz não perder a animação. “É tudo muito bonito, vale a pena ir todos os anos.”

Preparativos e segurança

A Secretaria de Turismo vai disponibilizar barracas com informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos e religiosos. A Associação Brasileira da Indústria e Hotéis (ABIH) ofereceu treinamentos em hotelaria e atendimento ao público para donos de pousadas, hotéis e restaurantes.
No Santuário Basílica, local de maior concentração de fiéis, algumas mudanças na estrutura foram necessárias. Um dos problemas enfrentados era a falta de água. Segundo o diretor administrativo do Santuário Basílica, padre Edson Costa, a situação era recorrente já que a estrutura de abastecimento de Trindade não suportava a demanda e faltava conscientização da população para evitar desperdícios.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros será utilizado para o caso de atendimento a vítimas. A aeronave, semelhante à do acidente que matou sete policiais civis e o suspeito da chacina de Doverlândia, no começo de maio, ficou 40 dias parada para manutenção e só voltou a voar esta semana.
A Paróquia do Divino Pai Eterno e a Polícia Militar do Estado de Goiás fizeram uma parceria. O prédio de três andares do salão paroquial foi disponibilizado à PM. No local, será instalada a Base do Comando da Polícia, onde funcionará a Central de Monitoramento por Câmeras do evento.
Cerca de 4.200 policiais vão se revezar na segurança. Segundo o comandante do 22º Batalhão da PM, tenente coronel Divino Alves, as imagens vão ajudar, “mas é preciso que os romeiros também tomem os devidos cuidados, para evitar furtos e roubos”.
Na rodovia dos Romeiros (GO-060), que liga Goiânia a Trindade, onde se concentra o maior número de pessoas a pé, além de esquema especial do Batalhão Rodoviário os preparativos foram elaborados pela Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras). Foram liberadas cem pessoas para montar barracas e comercializar produtos ao longo dos 18 quilômetros entre a capital e a cidade da festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.