domingo, 1 de setembro de 2013

Brasil atropela China e conquista Grand Prix pela nona vez

Divulgação/FIVB

O Brasil conquistou pela nona vez o Grand Prix de vôlei nas primeiras horas deste domingo após vencer a China por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/14 e 25/20. Jogando em Sapporo, no Japão, time de Zé Roberto Guimarães conquistou cinco vitórias seguidas na fase final, não perdeu nenhum set e voltou a conquistar o torneio após três anos (tricampeonato dos Estados Unidos).

O Brasil é o maior vencedor do Grand Prix com nove títulos, cinco medalhas de prata e um terceiro lugar. Os Estados Unidos, que ficaram em último na fase final deste ano, têm cinco conquistas, seguidos pela Rússia, com três, e Cuba, com dois.
Na edição de 2013, a China havia vencido todos os outros 12 jogos que disputou, mas esteve irreconhecível na partida, talvez por não ter contado com a jovem Zhu Ting, um dos destaques da equipe no torneio. As duas equipes tinham vencido os quatro jogos, mas como o Brasil não tinha perdido nenhum set, precisava vencer apenas dois sets para levantar a taça, uma vez que a segunda colocada da fase final do torneio eram justamente as chinesas.
Conscientes da sua situação, as brasileiras passaram como um rolo compressor diante das adversárias com vantagens expressivas graças a grandes atuações individuais no ataque: Dani Lins foi eleita a melhor em quadra, Sheilla foi a maior pontuadora com 18 pontos, seguida de Fernanda Garay, com 14, e Gabi, com 12.Veja Álbum de fotos
O início do Brasil foi avassalador: time chegou a abrir nove pontos de vantagem. Fernanda Garay, Sheilla e Gabi, respectivamente, acertaram quase todos os ataques, enquanto a China tinha muitas dificuldades para conseguir armar uma ofensiva e furar o bloqueio brasileiro, responsável por cinco pontos.
No segundo set, as chinesas voltaram mais ligadas na partida, abriram dois pontos, mas logo caíram diante do bom volume de jogo da equipe de Zé Roberto, que conseguiu a virada com alguma tranquilidade. Wang Yimei voltou mais assertiva, atacando com muita força, mas em quantidade insuficiente para criar problemas. Por isso, a China parou nos 12 pontos e viu o Brasil deslanchar e conquistar uma diferença ainda maior que a do primeiro trecho da partida.
Já com o título assegurado, o Brasil começou o terceiro set mais relaxado na partida. Viu a China ir para um tempo técnico com vantagem de dois pontos no marcador. O time asiático chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas a defesa brasileira voltou a funcionar com perfeição e equipe reagiu após um pequeno momento de deslize.
O segundo tempo técnico do set já tinha o Brasil em vantagem no marcador. A China esteve concentrada, vivendo seu melhor momento na partida mesmo sem ter mais chances de taça. Porém, Sheilla esteve impecável e a consolidação da vitória e da campanha impecável foi questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.