Campanha contra violência sexual infantil é lançada
A campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 deste mês foi lançada ontem (9), no auditório do Centro Administrativo. A programação é realizada pela Gerência de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O encontro de mobilização e sensibilização para convocar os órgãos do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes a intensificar as ações de enfrentamento da violência sexual infantil ocorreu pela manhã e contou com representantes do Creas, Peti, Casa de Passagem, Niac, Plantão Social, e entidades governamentais e não governamentais. O evento abre uma programação especial montada para todo o mês.
Durante o evento foram apresentados os números desse tipo de violência em Mossoró. Em 2011 foram registrados pelo Creas 68 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Foram 47 casos de meninas (de até 12 anos) abusadas sexualmente e 13 casos de meninas (de 13 a 18 anos) abusadas. Dois meninos de até 12 também foram abusados sexualmente em 2011. Até março deste ano dez meninas e dois meninos já foram explorados sexualmente.
Conforme Mirna Aparecida, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDICA), o objetivo da campanha é alertar a sociedade e convocá-la a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, além de incentivar as denúncias.
Em caso de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual infantil a pessoa deve ligar para o número 100; entrar em contato com o Conselho Tutelar (3315-4808 ou 4809), com o Ministério Público, através da Vara da Infância, no Creas, na Avenida Rio Branco (telefone 3315-4882).
A partir de hoje até o dia 17 famílias do Programa Federal Bolsa Família participarão de rodas de conversa com a utilização de teatrinho de bonecos com fantoches. Haverá ainda palestras educativas em escolas, Unidades Básicas de Saúde, para motoristas e mototaxistas, além de rondas noturnas com panfletagem em motéis, bares, restaurantes, pousadas, casas de drinks e postos de gasolinas. Já no dia 18, das 8h às 11h e das 14h às 17h será promovida blitz social na Praça da Independência, do Mercado Central.
Fonte: Gazeta do Oeste/Márcio Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.