domingo, 18 de junho de 2023

Criança de 2 Anos Morre Após Engolir Moeda de 10 Centavos.

 


A criança de 2 anos morreu na quarta-feira (14), dois dias após ter engolido uma moeda de 10 centavos em casa, na cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas. O menino Jackson Moisés Chagas estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

O acidente ocorreu na última segunda-feira (12). De acordo com o avô da criança, José Ferreira, Jackson estava no quarto quando encontrou a moeda em cima da cama e a engoliu. Neste momento, a mãe penteava o cabelo de uma de suas outras três filhas. Quando ela percebeu que o menino engoliu o objeto, o levou ao Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.


O avô apontou negligencia no atendimento na unidade hospitalar.
– Chegando lá, passou uns 40 minutos sem ninguém atender a criança, uma doutora que estava lá teria dito que ia tomar café primeiro para depois atender a criança. Nisso tudo, minha menina [a mãe de Jackson] gritando, dizendo que ele estava engasgado – contou o homem à Record TV.
A médica não conseguiu retirar a moeda de Jackson, que sofreu paradas cardiorrespiratórias durante o atendimento. A criança só foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HG), em Maceió, depois de 24 horas.
– Eles não realizaram a manobra [para desengasgar] assim que ele chegou no hospital. Eles ficaram esperando sair o raio-x. Quando foi realizar a manobra, ele teve uma parada cardíaca e foi intubado. Teve que ficar esperando a transferência dele para outro hospital – disse Miquelane Alves, amiga da família, ao UOL.
No segundo hospital, Jackson teve a moeda retirada de seu corpo somente na manhã de quarta-feira (14). A criança não resistiu às complicações e morreu às 17h do mesmo dia.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas se posicionou sobre a suposta negligência no Hospital Regional da Mata:

A Direção do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, esclarece que abrirá um procedimento interno para apurar as circunstâncias do atendimento prestado ao paciente J. M. C., de 2 anos, que foi encaminhado pela família depois de engolir uma moeda em sua residência. Ressalta que, conforme o Prontuário Médico, todos os procedimentos necessários para resguardar a vida do paciente foram adotados, entretanto, por necessitar de atendimento de Alta Complexidade, foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde evoluiu para óbito devido a choque irreversível e hipoxemia, mesmo depois de receber assistência especializada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da maior unidade hospitalar do estado e de ter sido submetido a uma endoscopia, onde a moeda foi retirada do esôfago, por meio de sonda magnética. 


* Pleno News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.