quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ABC supera chuva forte e bate América-MG, que não vence há 5 jogos

ABC2x1América-MG

Debaixo de chuva intensa, o tempo todo do jogo, o ABC, lanterna da Série B do Brasileiro, venceu o América-MG, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Estádio Frasqueirão, em Natal. O resultado não foi suficiente para tirar o time potiguar da última colocação no encerramento do primeiro turno, mas o levou a 14 pontos, reabilitando-se de duas derrotas seguidas como visitante e melhorando um pouco o seu rendimento, que agora é de 24,56%  dos 57 pontos possíveis. A equipe americana, por sua vez, completou cinco jogos sem triunfo.

Dos últimos 15 pontos disputados, o América-MG somou apenas dois (rendimento de 13,33%), o que explica o fato de estar se afastando a cada rodada do chamado G4, depois de desperdiçar pelo menos três chances de ingressar na área de classificação do acesso para a elite do futebol nacional em 2014. O alviverde mineiro dependia apenas de seus resultados, mas falhou em momentos decisivos, segue com 27 pontos, sem conseguiu se aproximar dos principais concorrentes à classificação à Série A.
Os dois times entraram em campo sob chuva, que começou em Natal, ainda na tarde desta terça-feira. ‘Cria’ do ABC, o meia americano  Rodriguinho estranhou a chuva e disse que tentaria aproveitá-la com chutes de longa distância. “Aqui não é de chover assim, mas o gramado é bom e não vai ser prejudicado. Espero que as bolas de longe possam entrar”, comentou o camisa 10 da equipe visitante. Rodriguinho cumpriu sua promessa e, em menos de 10 minutos, já havia finalizado duas vezes contra o gol defendido pelo goleiro Getúlio Vargas, mas errando o alvo.
Pelo lado do ABC, houve a estreia do camisa 10 Giovanni Augusto, ex-jogador do Atlético-MG, encarregado de tentar criar jogadas ofensivas para ajudar a levar sua nova equipe à sua terceira vitória, no encerramento do primeiro turno da Série B do Brasileiro. Antes desse jogo, a campanha do time potiguar, lanterna da competição e sem chance de deixar o posto nesta rodada, é muito ruim, com dois triunfos, cinco empates e 11 derrotas.
O primeiro tempo começou com pressão do América-MG, que parecia jogar em casa. Sob o comando de Rodriguinho e com Alessandro no ataque, no lugar de Nikão, a equipe mineira buscava atuar na base da velocidade, tentando abrir o marcador logo de cara. Algumas boas chances foram desperdiçadas nos momentos iniciais. Depois dos 10 minutos, no entanto, o ABC conseguiu equilibrar um pouco as ações, conseguindo chegar ao ataque. Aos 22 min, Erick Flores, livre, na pequena área adversária, cabeceou a bola para fora, com muito perigo.
Depois do susto, o América-MG quase saiu à frente do time potiguar. Alessandro fez boa jogada e serviu a Kléber, que, livre, chutou, mas o goleiro Getúlio Vargas fez difícil defesa, evitando o gol americano. Aos 27 min, Rodriguinho cobrou falta, com perigo, sofrida por Willians, que havia se desentendido com o companheiro Alessandro, que reclamou da falta de passe. A chuva continuava caindo com intensidade, mas sem prejudicar as condições do gramado do Frasqueirão. A necessidade de vitória dos dois lados, deixava o jogo nervoso, com muitas discussões e reclamações.
O primeiro tempo terminou sem gols, em uma partida marcada por falhas de finalização e um jogo muito truncado no meio de campo. “A gente pecou no último toque para poder finalizar melhor”, reconheceu Alessandro, que admitiu ainda sentir a falta de ritmo de jogo, pois ficou muito tempo sem jogar. “Tentei me movimentar e prender a bola lá na frente”, acrescentou o atacante americano.
O ABC voltou para o segundo tempo sem alteração em campo, mas sem o técnico Roberto Fernandes no banco. Ele foi expulso e foi informado pela arbitragem no intervalo, sendo substituído pelo ex-jogador Zé do Carmo, assistente técnico. Já o América-MG fez uma troca de volantes: saiu Leandro Ferreira e entrou Andrei. A partida seguia truncada, nervosa e fraca tecnicamente.
Aos 12 min, o ABC conseguiu o seu gol. Rodrigo Testoni cobrou falta do lado direito e após rebatida da zaga, Gilmar colocou a bola nas redes. No minuto seguinte, Giovanni Augusto desperdiçou a chance do segundo gol. Logo depois disso, Paulo Comelli pôs o atacante Weverton jogador de velocidade, no lugar do meia Kléber. Em desvantagem no placar, o América se lançou ao ataque, embora de forma desorganizada, em busca do empate. Aos 21 min, Rodriguinho desperdiçou ótima chance. O América pressionava, mas cedia espaços aos contra-ataques do ABC e aos 31 min, Rodrigo Silva ampliou o marcador. Aos 37 min, em belo chute de longe, que encobriu o goleiro Getúlio Vargas, o time visitante diminuiu a desvantagem, o que lhe deu alento para tentar a busca do empate.
ABC 2 X 1 AMÉRICA-MG


ABC
Getúlio Vargas; Thiaguinho, Daniel Paulista, Rogélio e Rodolfo Testoni; Leandro Santos, Edson, Giovanni Augusto (Guto) e Erick Flores (Pingo); Gilmar e Rodrigo Silva (Tony)
Técnico: Roberto Fernandes

América-MG
Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Leandro Ferreira (Andrei), Kléber (Wanderson) e Rodriguinho; Willians e Alessandro (Fábio Júnior)
Técnico: Paulo Comelli

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: Terça-feira (3/9/2013)
Público: 1.086 pagantes
Renda: R$ 5.136,00
Árbitro: Mayrons dos Reis (MA)
Assistentes: Márcio Freire Lopes (PB) e José Maria de Lucena Netto (PB)
Cartões amarelos: Leandro Ferreira (AM), Edson (ABC), Willians (AM), Leandro Silva (AM), Andrei (AM), Tony (ABC)
Gols: Gilmar, aos 12 min, Rodrigo Silva, aos 31 min e Andrei, aos 37 min do segundo tempo

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.