terça-feira, 3 de setembro de 2013

Câmara dos Deputados vota hoje PEC que acaba com voto secreto

Câmara dos Deputados vota hoje PEC que acaba com voto secreto

Após reunião entre líderes dos partidos na Câmara dos Deputados, ficou acordado que será votada ainda nesta terça-feira, 3, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, de 2001, que acaba com o voto secreto para todas as situações no Legislativo. Apesar de haver outra PEC, a 169, em tramitação, só a 349 está apta a ir ao plenário. "O pensamento de que talvez não fosse o ideal (a PEC 349) foi colocado por alguns, mas todos se conscientizaram de que a hora de votar é hoje mesmo e vamos votar e aprovar", disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A PEC 349 está há sete anos aguardando votação em segundo turno, após ter sido aprovada em primeiro turno em 5 de setembro de 2006. A proposta foi apresentada em 2001 pelo então deputado Luiz Antônio Fleury Filho, na época do PTB-SP.
Existe uma outra Proposta de Emenda à Constituição tramitando na Câmara que é a PEC 169, do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), aprovada pelo Senado em 2012. Mas a proposta, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ainda está em uma comissão especial e levaria algumas semanas para estar apta à votação em plenário. No entanto, ela é mais restrita e só abriria o voto em sessões sobre cassação de mandatos de parlamentares.
Segundo o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), apenas o PTB se posicionou contra a PEC 349. Caiado revelou que, na reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi dito que a PEC era uma contingência em virtude do "desastre" provocado pela manutenção do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO).
Além da votação em segundo turno da PEC, a Câmara deve submeter ao plenário nesta terça uma moção de repúdio à espionagem eletrônica do governo norte-americano. O DEM também deve propor uma moção de apoio ao diplomata Eduardo Saboia, envolvido na fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira em La Paz para o Brasil.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.