terça-feira, 10 de setembro de 2013

Lua e Vênus formam cenário espetacular Sobre o Cristo Redentor


 Um fenômeno astronômico ganhou as redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados pelos internautas nesta segunda-feira. A olho nu era possível ver uma rara aparição da Lua Crescente encobrindo o planeta Vênus e ao lado dela a estrela Espiga (ou Spica), que faz parte da constelação de Virgem.

A imagem foi vista logo após o pôr do sol de domingo, por volta das 19h, em várias cidades do Brasil e foi compartilhada em fotos no Facebook. O espetáculo da natureza pôde ser novamente apreciado ontem à noite. A conjunção da Lua e de Vênus foi presenciada por pessoas até no Oriente Médio. Moradores de Amã, na Jordânia, postaram fotos da convergência nos céus.
De acordo com o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional, a estrela que ganhou brilho especial nas duas noites tem importância histórica, pois é mostrada na Bandeira Brasileira acima da faixa “Ordem e Progresso” representando o Estado do Pará. O fenômeno durou pouco tempo. Logo em seguida, o planeta Vênus, o mais brilhante visto no nosso céu, reapareceu no lado iluminado da Lua.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.