terça-feira, 3 de setembro de 2013

Policiais militares dormem no chão em alojamento no Rio

Reprodução

Um alojamento que abriga policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio, responsáveis por controlar a recente onda de manifestações na cidade, não tem instalações adequadas para atender a todos nos plantões.

Vídeo feito por um policial militar no alojamento dos praças (aqueles que não são oficiais), ao qual a Folha teve acesso, mostra policiais dormindo no chão, em colchonetes que trazem de casa, já que não há camas.
Os policiais do Batalhão de Choque trabalham em esquema de plantão, 24 horas de prontidão e 72 horas de folga.
E a escala fica sujeita a alterações em razão das manifestações. O regime na Copa das Confederações foi de 24 horas de trabalho por 24 horas de descanso.
Além das manifestações, os policiais militares do Choque atuam também em operações de combate ao tráfico de drogas em favelas. O batalhão vem sendo alvo de reclamações por causa de supostos excessos para controlar manifestantes.
Nos últimos dias, dois policiais foram afastados por terem agredido uma jovem em um ato contrário ao governo de Sérgio Cabral (PMDB).

COLCHONETES

Na sede do batalhão, no centro da cidade, há três alojamentos para os policiais, um deles para os oficiais.
O vídeo mostra o maior dos três, com cerca de 500 metros quadrados. O local é ocupado diariamente por um efetivo de 40 a 50 homens. Não há nem sequer uma cama. Quando há manifestações na cidade, o efetivo chega a 100 homens no dormitório.
Os PMs se apresentam de manhã e ficam no quartel até a hora do protesto, geralmente no início da noite.
Apesar da qualidade baixa do vídeo, é possível observar pelo menos 13 colchonetes no chão de salas repletas de armários. Um policial de farda cinza e coturno dorme de bruços em um dos leitos improvisados. O brasão do Choque aparece pintado na parede.
O lugar é sujo, com ratos e baratas, o que faz com que muitos policiais prefiram dormir dentro dos carros da PM em vez de deitar no chão.
De acordo com o policial, em um segundo alojamento, que comporta por volta de 30 homens, há somente dez camas. Um quarto alojamento foi transformado em sala de treinamento de lutas.
De acordo com um policial ouvido pela Folha, quando há convocação extra de policiais, o banheiro, por exemplo, fica sujo em menos de três horas. Existe uma equipe de limpeza, mas que não dá conta da demanda.
O batalhão possui atualmente em torno de 1.200 policiais, entre homens da área operacional, instrutores e funcionários administrativos.

OUTRO LADO

O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio, tenente-coronel Márcio Rocha, informou à Folha que está "realizando, em caráter de urgência, um diagnóstico real da situação" dos alojamentos da corporação.
A partir do diagnóstico, uma proposta de reforma das instalações que abrigam os policiais deverá ser levada ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Castro Menezes.
O comandante do Batalhão de Choque foi informado pela reportagem, por meio da assessoria de imprensa da corporação, sobre as denúncias a respeito das condições do alojamento.
Em resposta, Rocha, que assumiu o comando do batalhão há uma semana, afirmou que em conversa com policiais da unidade ouviu deles que "realmente há uma carência importante no que se refere às instalações no Regimento Caetano de Farias [sede do Choque], principalmente nos alojamentos".
O tenente-coronel da Polícia Militar informou ainda que o quartel, que é tombado desde 2004, completou 100 anos neste mês e " historicamente convive com este tipo de problema".

* Reprodução Márcio Melo via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.