sábado, 7 de setembro de 2013

Testes de Felipão funcionam e Brasil faz 6 a 0 na Austrália em Brasília

Ricardo Nogueira/Divulgação/Vipcomm


As apostas do técnico Luiz Felipe Scolari corresponderam e o Brasil venceu a Austrália por 6 a 0 neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foram quatro novidades no time titular, sem contar os que entraram no segundo tempo. O atacante Jô marcou duas vezes, enquanto Ramires, Luiz Gustavo, Pato e Neymar também deixaram os seus. O único problema foi a lesão de Marcelo, que teve que ser substituído na segunda etapa. Foi a maior goleada do técnico nesta sua segunda passagem pela seleção.

Graças a cortes por lesões, Felipão não conseguiu contar com alguns de seus titulares, como Fred, Oscar, Daniel Alves e Hulk. Justamente os seus substitutos foram as grandes estrelas da partida. Jô balançou as redes duas vezes, enquanto seu colega Bernard deu assistência. Ramires, por sua vez, foi o motor do meio campo e também deixou o seu. Na ala direita, Maicon mostrou segurança. Alexandre Pato, outro teste do técnico, deixou sua marca.

Se dentro de campo foi uma festa, porém, nas arquibancadas o público foi decepcionante. Menos de 41 mil pessoas estiveram presentes no estádio e a renda foi de pouco mais de R$ 3 milhões. Ambiente bastante distinto daquele visto na Copa das Confederações.

O Brasil começou o jogo com o esquema semelhante ao usado na Copa das Confederações. Usando uma marcação avançada, pressionando a saída de bola dos defensores australianos.

Quando tinha a bola nos pés, o time de Felipão se organizava num 4-3-3. Novidade no jogo, Ramires ficava com a incumbência da armação das jogadas, tentando acionar os atacantes: Neymar na esquerda, Jô centralizado e Bernard na direita.

O trio de frente funcionou aos sete minutos de jogo. Neymar fez grande jogada e cruzou para Bernard, que tocou a bola na trave. No rebote, Jô abriu o placar.

O domínio do Brasil era incontestável na partida. Classificada para a Copa do Mundo de 2014, a Austrália tem como principal característica as jogadas de bola aérea. Abafada no seu campo de defesa pela seleção, eles não conseguiam repetir a estratégia que deu certo nas eliminatórias.

Tranquilo com o domínio que tinha da partida, o time de Felipão seguia o seu script, aparentemente já prevendo que ampliar o placar seria uma questão de tempo.

Aos 33 minutos de jogo, mais um vez com participação da dupla que ajudou o Atlético-MG a conquistar a Libertadores da América, a seleção chegou ao 2 a 0. Bernard avançou pela direita e cruzou para Jô marcar.

Dois minutos depois, o Brasil já conseguia ampliar novamente o placar. Desta vez com grande jogada de Ramires. Do meio do campo, ele viu Neymar chegando à área com velocidade e fez um lançamento preciso. O camisa 10 esperou o goleiro Schwarzer sair e tocou para o gol.

Para a segunda etapa, o Brasil voltou com Maxwell na lateral esquerda no lugar de Marcelo, que saiu lesionado. A equipe verde e amarela seguiu controlando o jogo e chegando com facilidade ao gol dos australianos. Aos 12min, o lateral esquerdo cruzou na cabeça de Ramires, que marcou o quarto da seleção.
Com o resultado já garantido, Felipão aproveitou para fazer mais mudanças. Dante entrou no lugar de David Luiz, Bernard saiu para a entrada de Lucas e Henanes ocupou a vaga de Paulinho.  Logo depois, Pato entrou no lugar de Jô e, aos 26 minutos, em boa jogada de Neymar, ele ampliou a contagem. Aos 38 minutos,  Luiz Gustavo fechou a goleada com um lindo chute de fora de área.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.