terça-feira, 10 de setembro de 2013

'The Guardian' destaca debate sobre racismo com a cantora Anitta

Reprodução/The Guardian

A cantora Anitta foi destaque do jornal britânico 'The Guardian", neste domingo (8), por estar envolvida em um grande debate sobre racismo no cenário musical brasileiro.
A reportagem do jornal destacou blogueiras e entidades anti-racismo que acreditam que a cantora está "mais clara" desde que assinou seu primeiro contrato com uma gravadora.

Uma foto de infância da cantora do "Show das poderosas" teria iniciado o debate sobre a cor da funkeira, que aos poucos estaria "embranquecendo" nas imagens de divulgação do seu trabalho. O jornal destaca o fato de a cantora teve que "sacrificar" sua pele negra para entrar no mercado predominantemente branco da classe média brasileira.
Para o jornal, o fato reacende  a discussão de que é necessário ser "mais claro" para poder conseguir mais destaque artístico e social no Brasil.
A reportagem cita a blogueira brasileira Jarid Arraes, que critica o embranquecimento da cantora. "Enxergar Anitta como uma pessoa branca demonstra a naturalização do processo de embranquecimento racial. Em uma sociedade que tem como branca qualquer pessoa miscigenada de pele clara, o caso de Anitta merece no mínimo uma reflexão", escreveu em um post sobre o caso.
As duas fontes citam o tratamento das imagens da cantora em programas como "Photoshop" o mais provável para explicar a mudança radical da imagem de Anitta.
Jarid não questiona o talento da cantora, mas reflete sobre o quanto a "nova imagem" dela interfere no destaque dentro de um universo de outras cantoras negras ou miscigenadas do mesmo estilo. "Será que Anitta é aceita por ser reconhecida como uma mulher branca ou terá embranquecido em busca de aceitação?", questiona a blogueira.

* Reprodução Márcio Melo via Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.