sábado, 7 de setembro de 2013

Uruguai vence Peru em 'final' e alimenta sonho de classificação

Uruguai vence Peru e aumenta suas chances

Na primeira ‘decisão' pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Uruguai contou com o brilho do atacante Luís Suárez. Com dois gols do jogador do Liverpool (Inglaterra), que assumiu a artilharia da competição com 11 (dois a mais do que Gonzalo Higuaín, da Argentina), a equipe celeste derrotou o Peru por 2 a 1, em pleno Estádio Nacional de Lima, e se aproximou do grupo que garante diretamente aos classificados o direito de atuar no Brasil.

Agora com duas vitórias seguidas nas Eliminatórias, o semifinalista da última Copa das Confederações se consolidou na quinta colocação, que dá à equipe a chance de disputar contra Jordânia ou Uzbequistão uma vaga final ao Mundial. Com 19 pontos, o bicampeão mundial possui uma desvantagem de apenas dois em relação ao Equador, quarto classificado na tabela e último na zona da vaga direta.
Enquanto a vitória foi fundamental para consolidar o Uruguai na disputa pelas vagas automáticas ao Mundial, o Peru se complicou nas Eliminatórias. A equipe do corintiano Paolo Guerrero permanece com 14, cinco atrás dos uruguaios e com apenas mais nove pontos em disputa.
Embalado pelos resultados recentes nas Eliminatórias e a boa participação na Copa das Confederações, o Uruguai retorna a campo na próxima terça-feira, a partir das 19h (de Brasília), para mais um duelo decisivo. A equipe recebe no Estádio Centenário, em Montevidéu, a vice-líder Colômbia, que pode se garantir na Copa do Mundo já na terça-feira. O Peru, por outro lado, encara a Venezuela fora, às 21h.
Em um duelo direto pela quinta colocação, Peru e Uruguai não esconderam a tensão do confronto. Durante a primeira etapa, lances ríspidos marcaram o jogo - tanto que Guerrero, após sofrer uma cotovelada acidental de Walter Gargano, deixou o gramado ensanguentado. A pressão dos mandantes já colocava o goleiro Muslera como um dos destaques do duelo.
Enquanto o atleta do Galatasaray assegurava o bom desempenho defensivo dos uruguaios, Luís Suárez tratou de aparecer para decidir o jogo. Aos 43min, o jogador do Liverpool fez grande jogada dentro da área e caiu. A arbitragem marcou pênalti. O camisa 9 do time celeste bateu firme, deslocando o goleiro Raúl Fernández, e inaugurou o marcador em Lima.
A situação peruana se complicou ainda mais nos acréscimos, quando o vascaíno Yotún recebeu o cartão vermelho. Com um homem a menos, o time da casa pouco ameaçou na segunda etapa. Melhor para o Uruguai, que, após mais um lance inspirado de Suárez, decidiu o jogo.
Aos 23min do segundo tempo, o atacante recebeu passe de Christian Stuani e arrematou firme, no ângulo da meta peruana, para garantir o resultado positivo. O peruano Jéfferson Farfán, em bela cobrança de falta aos 39min, descontou o marcador na partida desta noite em Lima.


* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.