Barcelona aposta em início de temporada atípico do Real Madrid para conquistar 1º título com novo técnico
Nem o torcedor mais pessimista do Real Madrid poderia imaginar o início de temporada que a equipe está vivendo. Com duas derrotas e um empate nos jogos oficiais até agora, o clube madrilenho fica sem vencer uma de suas três primeiras partidas pela primeira vez em 39 anos. O retrospecto ainda representa o pior início de uma campanha em toda a carreira do treinador José Mourinho. Porém, nesta quarta-feira, os merengues têm a oportunidade de deixar o fraco começo para trás.
Em busca do primeiro triunfo na temporada (perdeu para o Getafe e empatou com o Valencia pelo Espanhol e perdeu para o Barça na Supercopa), o Real Madrid receberá o rival Barcelona no Santiago Bernabéu, pelo jogo de volta da Supercopa da Espanha. A partida terá transmissão da Rádio Estadão ESPN e acompanhamento em tempo real pelo ESPN.com.br.
Além de tentar a vitória para acabar o momento, o time da capital ainda pode assegurar o primeiro título em 2012/2013. Para isso, precisa vencer por 1 a 0, 2 a 1 ou por dois gols de vantagem, isso porque os catalães venceram por 3 a 2 no duelo de ida, e os gols fora da casa fazem parte dos critérios de desempate. Uma vitória do Real Madrid por 3 a 2 leva a decisão para a prorrogação e, caso necessário, cobrança de pênaltis.
Já o Barcelona vive situação completamente distinta. Afinal, a equipe venceu as três partidas que fez até aqui além do triunfo sobre os madrilenhos, os catalães venceram a Real Sociedad e o Osasuna em La Liga. Com isso, o clube azul-grená chega motivado para levantar a primeira taça sob o comando do treinador Tito Vilanova.
Uma das novidades do Real Madrid para lutar pelo título pode ser o meia Luka Modric, recém-contratado junto ao Tottenham. O croata já teve sua documentação regularizada e está a disposição do treinador José Mourinho, apesar de sua escalação não estar confirmada.
Quem tem grandes chances de aparecer no time titular é o zagueiro português Pepe, que ficou fora do jogo de ida e do duelo contra o Getafe, no domingo, após sofrer um trauma na cabeça ao se chocar com o goleiro Iker Casillas no duelo contra o Valencia. Com o retorno do defensor de origem brasileira, Raúl Albiol deve deixar a equipe titular.
Sami Khedira e Karim Benzema são outros que devem pintar na equipe, após serem poupados do duelo contra o Getafe, no último domingo. Outro assunto que causa expectativa é se Kaká será relacionado para o duelo de volta, já que o brasileiro só foi convocado para a estreia no Campeonato Espanhol.
O Barcelona, que vai buscar o quarto título consecutivo da Supercopa da Espanha, sabe que um empate é o suficiente para atingir o feito. Em caso de perder por 3 a 2, o jogo irá para prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Ainda há hipótese de a equipe levantar o troféu perdendo, desde que seja por um gol de diferença e que balance as redes ao menos três vezes (4 a 3, 5 a 4).
Depois de poupar jogadores na sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Osasuna em Pamplona, Tito Vilanova deverá trazer seus principais titulares no clássico contra o Real Madrid. Xavi no lugar de Fabregas e Pedro na vaga de Tello ou Alexis são retornos praticamente garantidos. As incertezas sobre a escalação catalã estão no sistema defensivo, no qual Mascherano pode retornar a equipe para formar dupla com Piqué, após contusão no rosto de Puyol, e Adriano disputa vaga de titular com Jordi Alba. Na partida de ida o lateral-esquerdo brasileiro começou entre os titulares.
Dois nomes garantidos na partida de volta são Messi e Daniel Alves, que são os únicos integrantes do atual elenco que disputaram todos os duelos no campo rival desde a vitória por 6 a 2, em 2008. Desde então, a dupla não sabe o que é perder no Santiago Bernabéu - em sete jogos, venceram cinco e empataram dois. Além disso, a equipe ainda poderá ter a estreia do volante Alexandre Song, contratado junto ao Arsenal e que
Ao longo da história da Supercopa, que coloca frente a frente o campeão espanhol e o da Copa do Rei da temporada anterior, por dez vezes o Barcelona levantou a taça, contra oito do Real Madrid. No ano passado, as equipes duelaram pela última vez na competição, com empate por 2 a 2 na ida, em Madri, e vitória dos catalães por 3 a 2, na volta, no Camp Nou.
FICHA TÉCNICAREAL MADRID X BARCELONA
Data: 29 de agosto de 2012, às 17h30 (de Brasília)
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri
Árbitro: Mateu Lahoz
REAL MADRID: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe e Fabio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema
Técnico: José Mourinho
BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano (Alba); Busquets, Xavi e Iniesta; Alexis, Messi e Pedro
Técnico: Tito Vilanova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.