sexta-feira, 29 de março de 2013

Incêndio já destruiu 1.400 hectares de floresta em reserva no RS

Um incêndio na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, destruiu ao menos 1.400 hectares da reserva -área equivalente a 1.400 campos de futebol.
O fogo foi detectado na terça-feira e até a noite de desta quinta não havia sido controlado.

Incêndio consome vegetação na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, e já destruiu ao menos 1.400 hectares

Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Grande, a área do incêndio é de difícil acesso e o combate só poderia ser feito por aviões.
Os trabalhos eram coordenados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), responsável pela reserva de cerca de 34 mil hectares.

O ICMBio aguardava a chegada de aviões da Bahia -com capacidade para até 3.000 litros de água- para o combate em áreas de fogo mais intenso, o que só deve ocorrer hoje.
Ontem, o trabalho foi feito com cerca de 80 brigadistas e dois aviões agrícolas, com menor capacidade de armazenamento de água (600 litros).

A hipótese é que um raio tenha originado o fogo, iniciado em área remota e de escassa presença humana.
Criada em 1986, a estação ecológica ocupa uma área entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Formada por dunas litorâneas, lagoas e campos, é berçário de aves migratórias e tem alto valor ecológico para pesquisas e experimentos. Entre os animais encontrados no local estão capivaras, jacarés e tartarugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.