domingo, 31 de março de 2013

Papa reza Missa da Páscoa para 250 mil fiéis, segundo Vaticano


Papa Francisco reza missa da Páscoa para 250 mil fiéis, segundo Vaticano


Cidade do Vaticano, 31 mar (EFE).- Cerca de 250 mil fiéis, segundo o Vaticano, encheram neste domingo a praça de São Pedro do Vaticano durante a missa solene do Domingo da Ressurreição, rezada pelo papa Francisco, a primeira de seu pontificado
Depois da missa, o papa lerá a Mensagem Pascal e dará a bênção 'Urbi et Orbi', à cidade de Roma e a todo o mundo.
Antes de pronunciar a mensagem, o papa cumprimentou um por um aos cardeais presentes e percorreu no papamóvel descoberto o recinto vaticano, adornado com 40 mil flores provenientes da Holanda, que transformaram a famosa praça em um jardim.
Francisco cumprimentou, além disso, os presentes e de novo beijou várias crianças. A uma delas, afetada por uma doença incurável, a beijou e abraçou com mais intensidade.
O papa foi recebido com 'vivas' e bandeiras pelos milhares de presentes, muitos deles argentinos, que agitavam a bandeira nacional do país do qual procede Francisco.
O papa, de 76 anos, rezou a missa sozinho, embora tenha sido ajudado pelos cardeais Angelo Comastri e Raffaele Farina.
Do rito, que começou com o canto do 'Resurrexit', participaram várias centenas de representantes da Igreja entre cardeais, bispos e sacerdotes.
Na missa não houve homilia, já que o papa a pronunciou durante a Vigília Pascal realizada esta noite passada na Basílica de São Pedro.
Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar foi colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como 'Acheropita' (que significa não pintado por mãos humanas).
Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela Sancta Santorum, localizada no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde se guarda a Escada Santa pela qual segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão.
Antes de começar a missa, Francisco orou alguns minutos perante o ícone do Santíssimo Salvador.
A Mensagem Pascal dará fim aos ritos da Semana Santa, a primeira do papa argentino, que amanhã voltará à Praça de São Pedro para rezar ao meio-dia o Regina Coeli, que substitui o Angelus no tempo da Páscoa.
O papa deve permanecer no Vaticano e não tirar dias de descanso após os ritos da Semana Santa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.