quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Apagão de 25 minutos atinge oito cidades de Roraima

Um apagão atingiu por cerca de 25 minutos a capital de Roraima e mais sete municípios, abastecidos pela estatal de energia da Venezuela, na noite de quarta-feira (4).
A Eletrobras Distribuição Roraima confirmou a falta de energia em Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Bonfim, Rorainópolis, Cantá e Alto Alegre.

Segundo a estatal, às 21h38 (horário de Brasília) houve um problema na linha de transmissão do complexo hidrelétrico de Guri, na Venezuela, interrompendo o fornecimento de energia.
A Eletrobras informou que a estatal de energia da Venezuela ainda não informou a causa do apagão.

APAGÃO

Um apagão atingiu na última terça-feira (3), por algumas horas, 14 dos 23 Estados da Venezuela, afetando também parte da capital Caracas, em geral poupada dos cortes de luz programados ou não pelo governo, que enfrenta crise energética desde 2009.
A falha no fornecimento, que começou pouco depois do meio-dia (13h30 em Brasília), causou a interrupção temporária no serviço do metrô de Caracas e complicou mais o trânsito na cidade e em outras metrópoles.
O Ministério da Energia Elétrica disse que o apagão foi causado por falhas nas linhas de transmissão. A pasta abriu uma investigação.
Em março, o então recém-eleito Maduro decretou "estado de emergência elétrica" por 90 dias no sistema elétrico e convocou as Forças Armadas para garantir a segurança das instalações.

INVESTIMENTOS

O país já tinha declarado emergência semelhante em 2010, no auge da crise energética, mas os apagões fora da capital continuaram.
Enquanto o governo atribui os problemas a questões climáticas, ao excesso de consumo e à "sabotagem", críticos atribuem os blecautes à falta de investimentos e à ineficiência do setor após a nacionalização promovida pelo presidente Hugo Chávez, morto em 5 de março.
Os cortes constantes de luz, especialmente em cidades menores, são tema das eleições municipais, que ocorrem em dezembro.

* Reprodução Márcio Melo via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.