quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brasil perde, fecha Copa América com 0% e espera convite por Mundial

Boris Vergara/EFE

O Brasil completou nesta terça-feira a participação melancólica na Copa América de basquete masculino de 2013, em Caracas. A equipe dirigida por Rubén Magnano perdeu para a Jamaica por 78 a 76, colecionou o quarto revés em quatro jogos e se despediu do torneio ainda na primeira fase. Com isso, aguarda um convite da Fiba para disputar o Mundial do próximo ano, que será realizado na Espanha.

Na história, apenas Brasil e Estados Unidos disputaram todas as edições do Mundial de basquete. A Copa América oferece vagas aos quatro primeiros colocados, e o time de Rubén Magnano não disputará sequer o octogonal final - ficou com a quinta e última posição do grupo A.
Armador Raulzinho faz a bandeja na partida entre Brasil e Jamaica na Copa América de basquete
O Brasil nunca havia fechado a Copa América de basquete masculino sem vencer e nunca havia ficado fora da segunda fase. Até este ano, o país só havia encerrado as edições de 1999 e 2003 com uma campanha aquém dos quatro primeiros lugares.
Destaque negativo do Brasil nos três primeiros jogos da Copa América, o ataque conseguiu ser ainda pior nesta terça-feira. A seleção baseou suas ações em lances individuais e tiros de fora do perímetro, e os dois expedientes tiveram baixo índice de aproveitamento.
Com isso, a Jamaica, mesmo pior tecnicamente, conseguiu vencer os dois primeiros quartos do jogo – 18 a 17 e 21 a 19, respectivamente. O Brasil só recuperou o ritmo na terceira parcial, quando atropelou por 23 a 14.
No último quarto, porém, o descontrole ofensivo do Brasil voltou a ficar evidente. A Jamaica foi mais segura, desperdiçou menos lances e tirou uma desvantagem que chegou a ser de dez pontos no fim da terceira parcial.
A um minuto do fim, o placar estava empatado. As duas seleções passaram a trocar ataques até que o armador jamaicano Scott sofreu falta de Caio Torres, a 16 segundos do término, e converteu os dois lances livres. Rubén Magnano pediu tempo e deu um último ataque aos brasileiros, mas Benite errou a última tentativa de arremesso.
Apesar do erro, Benite foi um dos cestinhas do Brasil no jogo. Ele e o pivô Caio Torres encerraram a partida com 12 pontos. Na Jamaica, Scott (14), Rose (16) e Samuels (21) superaram esse desempenho.
Entre todos os jogadores brasileiros que atuaram nesta terça-feira, apenas Caio Torres (86%) e Alex Garcia (63%) acertaram mais da metade dos arremessos. Nesse aspecto, chamou atenção a produção do armador Marcelinho Huertas. A despeito de ter fechado o jogo com 12 assistências, o camisa 9 acertou apenas 25% dos chutes (duas bolas convertidas em oito tentativas).
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.