sábado, 7 de setembro de 2013

Eliminatórias: Colômbia bate Equador e alcança Argentina

AFP PHOTO/LUIS ACOSTA

Em uma partida marcada por longo atraso e paralisação por falta de luz, a Colômbia venceu o Equador por 1 a 0, nesta sexta-feira, e assumiu a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014 ao lado da Argentina.

James Rodriguez foi o autor do gol da vitória da Colômbia, que levou a equipe para os 26 pontos conquistados, após 13 rodadas. Como a Argentina folgou nesta rodada, as duas seleções têm o mesmo número de pontos, mas os 'hermanos' levam vantagem no saldo de gols (16 a 15). Os colombianos têm uma vitória a mais (8 a 7), mas este não é considerado um critério de desempate.
Já o Equador, com a derrota, segue na terceira colocação da competição, com 21 pontos em 13 jogos, mesmo número que a seleção chilena, que joga ainda nesta sexta contra a Venezuela. 
Inicialmente, a partida entre Colômbia e Equador estava marcada para 17h30 (de Brasília). No entanto, uma forte chuva que caiu em Barranquilla alagou boa parte do gramado no Estádio Metropolitano Roberto Melendez e atrasou o duelo em 1h30. 
Com a bola rolando, as duas equipes fizeram um jogo bastante movimentado e equilibrado até os 27 minutos do primeiro tempo, quando o equatoriano Achilier cometeu falta em Teofilo Gutierrez e, por ser o último homem, foi expulso.
Em vantagem numérica, os colombianos se aproveitaram e marcaram logo na sequência. Falcao Garcia arriscou de fora da área, Banguera deu rebote e James Rodriguez aproveitou para abrir o placar. 
O intervalo, que normalmente é de 15 minutos, durou quase 40. Quando as duas equipes já estavam em campo para o segundo tempo, vários refletores do estádio se apagaram e retardaram o reinício.
Na etapa complementar, mesmo com um a menos, os visitantes assustaram e chegaram perto do empate aos 15 minutos, em uma cobrança de pênalti. No entanto, Walter Ayovi deslocou o goleiro Ospina e mandou a bola para fora. 
Os donos da casa, depois do susto, tiveram as melhores oportunidades de ampliar o placar. Falcao Garcia, craque da Colômbia, chegou duas vezes com perigo, mas desperdiçou ambas. 
Na próxima rodada, a Colômbia enfrenta o Uruguai, fora de casa, na terça-feira, às 19h. No mesmo dia, às 17h, o Equador visita a Bolívia, que ocupa a penúltima colocação nas Eliminatórias.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.