quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Maikon Leite rouba a cena, Náutico sai na frente, mas Santos arranca empate no final

Time sai atrás e busca o 1 a 1, mas se afasta do G-4

Do outro lado do gramado, estava o Náutico, lanterna do campeonato e virtual rebaixado. Nas próximas rodadas, os adversários são Atlético-MG e São Paulo. E Cícero, principal jogador na temporada, voltava aos titulares.

O Santos tinha tudo para fazer o seu papel, bater os pernambucanos e dar um passo fundamental rumo ao G4 do Brasileiro. Faltou apenas combinar com a equipe alvirrubra, que estreava o seu sétimo treinador na competição, Marcelo Martelotte, anunciado no último domingo e que vem de passagens pelos rivais Sport e Santa Cruz. Com uma atuação fraca diante de sua torcida, o time da Vila Belmiro acabou ficando num frustrante 1 a 1 com o Náutico.
Maikon Leite, que vinha em baixa no Recife, abriu o placar para o Timbu no segundo tempo. Cícero deixou tudo igual nos minutos finais. Montillo, lesionado, abandonou o campo ainda na etapa inicial.
Em caso de vitória, os santistas teriam pulado para a quinta colocação e ficado a apenas quatro pontos do Grêmio, que abre a zona da Libertadores.
Com os desfalques de Arouca e Thiago Ribeiro, suspensos, o alvinegro praiano recebeu o Náutico em jogo atrasado da 11ª rodada e especial para Martelotte - ele teve a primeira chance em sua carreira profissional na Vila.
Mesmo com o empate magro no alçapão dos paulistas, o Náutico não pode comemorar o resultado. A equipe não vence há 13 jogos, atravessa uma crise fora de campo - com o desmanche do colegiado de sua diretoria - e vê iminente o rebaixamento.
O Santos chega a 33 pontos com o resultado e sobe para o sexto lugar, um ponto ainda atrás do Inter. O Náutico, praticamente sem esperança, tem 11 na última posição e está a 16 do Flamengo, o primeiro time fora do Z4.
Na próxima rodada, o Timbu recebe o Coritiba na Arena Pernambuco, no sábado. O alvinegro praiano viaja até Belo Horizonte para medir força com o Atlético-MG no Independência, no dia seguinte.
O jogo
Em boa trama do ataque, aos quatro minutos, o Santos criu a sua primeira boa chance de gol. O atacante Giva recebeu do centroavante Willian José, mas não pegou bem na bola, chutando-a por cima do gol de Gideão.
O time voltou a assustar aos 15, em lance iniciado por Cícero. O cruzamento do meia, vindo da direita, quase surpreendeu o goleiro do Náutico, a bola sobrou para Giva finalizar e Gideão realizou mais uma grande defesa. O chileno Mena ainda ficou com o rebote, mandando Willian José, que bateu por cima.
Na busca pela abertura do placar, a equipe praiana sofreu um duro golpe ao perder o meia Montillo, com dores na panturrilha direita, substituído aos 32. O jovem Leandrinho entrou no seu lugar.
No fim do primeiro tempo, aos 40, o Timbu teve a sua melhor oportunidade. Em bola recuperada no meio-campo, o atacante Rogério foi acionado, driblou a marcação e soltou a bomba, para boa defesa de Aranha, que estava atento e não foi surpreendido pela finalização do adversário.
Com o objetivo de assegurar os três pontos, o técnico Claudinei Oliveira abriu mão do volante Renê Júnior, no intervalo. O meia Léo Cittadini entrou para dar maior poder de criatividade ao meio-campo alvinegro.
No entanto, a primeira grande chance de gol da etapa complementar foi dos visitantes. Aos cinco, Maikon Leite aproveitou erro de Mena e cruzou para Rogério, que muito próximo ao gol, dentro da pequena área, tocou por cima da meta de Aranha.
O Santos tentou responder aos nove, mas Léo Cittadini não conseguiu colocar a força necessária para superar Gideão, facilitando a defesa do arqueiro do Náutico. Perigoso no segundo tempo, o Timbu assustou aos 11, quando Maikon Leite passou por Mena, invadiu a área e bateu forte.
Os donos da casa voltaram a ameaçar aos 21, em cobrança de falta na entrada da área. Cícero bateu a infração, porém, a bola passou sobre o gol de Gideão, em mais uma oportunidade desperdiçada pelos donos da casa.
Com Dadá no lugar de Luiz Eduardo, na lateral esquerda, o time pernambucano teve uma de suas melhores chances aos 25. Em arremate de fora da área, Maikon Leite acertou o travessão de Aranha.
No minuto seguinte, o treinador alvinegro resolveu promover a sua última alteração, com a entrada de Gabriel no lugar de Giva, que chegou a ser vaiado por alguns torcedores. Do outro lado, Rogério deixou o campo, substituído por Hugo.
Mesmo com a tentativa de pressão do Santos, os perigosos contra-ataques do Náutico continuavam sendo uma ameaça. E, em um deles, aos 37, Maikon Leite ganhou na velocidade de Mena, invadiu a área e bateu cruzado, abrindo o placar para os visitantes: 1 a 0.
Com algumas vaias da torcida e gritos cobrando mais empenho dos jogadores, o Santos logo chegou ao empate. Aos 39, Cícero acertou forte chute, em cobrança de falta, sem chances de defesa para Gideão.
O próprio Cícero esteve perto de conseguir a virada para o seu time, aos 48. Em nova cobrança de falta do meia, Gideão fez a defesa, espalmando o chute e salvando a sua equipe da derrota na Vila.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 1 NÁUTICO

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 25 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Thyago Costa Leitão (PI) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)
Público: 5.108 pagantes
Renda: R$ 122.701,00
Cartões amarelos: Giva e Leandrinho (Santos); Maikon Leite, Derley, Rogério e Leandro Amaro (Náutico)
Gols:
SANTOS: Cícero, aos 39 minutos do segundo tempo
NÁUTICO: Maikon Leite, aos 37 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Renê Júnior (Léo Cittadini), Cícero e Montillo (Leandrinho); Giva (Gabriel) e Willian José
Técnico: Claudinei Oliveira
NÁUTICO: Gideão; Maranhão, João Filipe, Leandro Amaro e Luiz Eduardo (Dadá); Elicarlos, Martinez, Derley e Tiago Real; Maikon Leite (Olivera) e Rogério (Hugo)
Técnico: Marcelo Martelotte

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.