quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MULHER ESTARIA MATANDO MOTORISTAS NO MÉXICO, APÓS SOFRER ABUSOS SEXUAIS


Retrato falado da suposta assassina ‘Diana, a caçadora de motoristas’
Foto: Reprodução ‘El País’


CIDADE DO MÉXICO - Poderia ser o roteiro de um filme ou uma piada de mau gosto, mas a personagem autointitulada “Diana, a caçadora de motoristas” virou alvo de investigação da promotoria de Chihuahua, no México, após a assassinato de dois motoristas de ônibus em Ciudad Juarez, na semana passada. Depois dos crimes, que ocorreram em 28 e 29 de agosto, motoristas da rota onde os colegas foram assassinados deixaram de trabalhar, de acordo com informações do site da emissora “Univisión”.

Em ambos os casos, testemunhas relataram que uma mulher era responsável pelos assassinatos. Um dia depois, a redação do “El Diario de Juarez” recebeu um e-mail da suposta assassina, que se identificava como “Diana, a caçadora de motoristas”, sugerindo que suas ações eram uma retaliação a violações cometidas por motoristas contra mulheres, muitas delas trabalhadoras noturnas de fábricas.
“Não podemos ficar em silêncio sobre esses atos que nos enchem de raiva; eu e minhas companheiras sofremos com o silêncio, mas não podemos nos calar mais, fomos vítimas de violência sexual por motoristas que cobrem o turno da noite aqui em Juarez e, apesar de que muitas pessoas sabem o que sofremos, não nos defendem nem fazem nada para nos proteger.
Neste sentido, a suposta autora anuncia sua vingança:
“É por isso que eu sou um instrumento que vingará várias mulheres que aparentam ser fracas, mas na realidade não somos, somos valentes, e se não nos respeitam, seremos respeitadas pelas nossas próprias mãos; as mulheres de Juarez são fortes”.
O comunicado chegou a vários meios de comunicação e ganhou interesse em todo o México e das redes sociais. O porta-voz da promotoria de Chihuahua, Carlos Gonzalez, afirmou por telefone na quarta-feira que a polícia estava rastreando o e-mail em busca da suspeita.
O Departamento de Justiça divulgou um retrato falado da suposta autora dos crimes a partir do testemunho de 20 pessoas. Na imagem, ela aparece com os cabelos presos. Segundo a polícia, a mulher tem entre 35 e 40 anos, cabelos loiros e estava vestida com uma capa preta no dia dos assassinatos.
Desde 2007, o número de assassinatos e abusos contra mulheres em Ciudad Juarez aumentou devido à luta contra o tráfico de drogas.


* Reprodução Márcio Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.