terça-feira, 10 de setembro de 2013

Síria aceita proposta russa de controle internacional de armas químicas


Síria aceita controle de armas químicasO Ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallen, disse nesta terça-feira que seu país aceitou a proposta da Rússia para que Damasco coopere com a comunidade internacional no controle de armas químicas e sua total destruição.
'Ontem realizamos uma rodada de conversas muito frutíferas com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que apresentou a iniciativa sobre as armas químicas. Já ontem pela tarde manifestamos nosso de acordo com a iniciativa russa', disse Muallen, citado pela agência 'Interfax'.

O chefe da diplomacia do país árabe, que fez as afirmações em Moscou durante uma reunião com o presidente da Duma (Câmara dos Deputados), Sergei Narishkin, acrescentou que a decisão de Damasco tem como objetivo 'deixar sem argumentos a agressão americana'.
A Rússia e Síria já trabalham em um 'plano concreto, claro e eficaz' para pôr sob controle internacional as armas químicas sírias, afirmou hoje Lavrov.
O chanceler russo disse que a Rússia está preparada para apresentar 'em breve' o plano ao Conselho Segurança da ONU e à comunidade internacional.
Lavrov concedeu entrevista coletiva ao final de seu encontro com o ministro das Relações Exteriores líbio, Abdel Aziz.
'Estamos preparando as propostas concretas em forma de um plano, que será apresentado a todas as partes interessadas, incluído, claro, os Estados Unidos', explicou o chefe da diplomacia russa.
Lavrov acrescentou que mantém contato com o secretário de Estado americano, John Kerry. 'A última vez que falamos foi ontem pela tarde, por telefone. Informei a ele sobre o que acabo de contar', disse o chanceler.
Lavrov argumentou que a proposta de colocar as armas químicas sob controle internacional 'não é uma iniciativa totalmente russa'.
'Germinou dos contatos que mantivemos com os colegas americanos, da declaração de ontem de John Kerry, que apontou a possibilidade de se evitar os ataques (à Síria) se for resolvido este problema (das armas químicas)', esclareceu.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou ontem que poderia suspender um possível ataque militar na Síria se o regime de Bashar al Assad aceitar a proposta russa para que seu arsenal de armas químicas fique sob controle da comunidade internacional.
Muallem já tinha declarado ontem que Damasco valorizava a proposta russa devido à preocupação dos 'dirigentes sírios pela vida de seus cidadãos e a segurança no país'.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.