terça-feira, 10 de setembro de 2013

US Open: Nadal vence Djokovic e conquista 13° título de Grand Slam

Com placar por 3 sets a 1 em 3h21min de jogo, Rafael Nadal venceu Novak Djokovic e se sagrou campeão do US Open Foto: ReutersO retrospecto do confronto particular entre Novak Djokovic e Rafael Nadal indicava favoritismo ao espanhol. O desempenho em quadra rápida em 2013, também. Neste segunda-feira, o sérvio líder do ranking mundial não conseguiu quebrar os prognósticos para a final do US Open e acabou derrotado. Nadal chegou ao ser 13º título de Grand Slam depois de fazer 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6, 6/4 e 6/1, em 3h21min.

O Aberto dos Estados Unidos viu o 37º confronto entre os dois, no qual Nadal ampliou a vantagem ao conseguir sua 22ª vitória, contra 15 derrotas. Além disso, a vitória confirma a excelente fase do segundo do ranking: em 2013, disputou a final em 13 dos 14 torneios que participou, ficando com o título em dez. Em quadra dura, chegou à 22ª vitória em 22 jogos, com os títulos do Masters 1000 de Indian Wells, Canadá e Cincinnati. O resultado só não é suficiente para leva-lo ao topo do ranking. Ainda.
O primeiro set deu a impressão de que Nadal atropelaria o rival. Em apenas 42min, quebrou o serviço do rival em duas oportunidades e, com tranquilidade, fez 6 a 2. A pancada acordou o líder do ranking. Apesar de ter seu serviço quebrado em uma oportunidade, conseguiu quebrar o saque de Nadal por duas vezes para fechar a parcial em 6 a 3.
A terceira parcial foi a mais emocionante e também a que mais durou (1h01). Quando sacava em 4/4, Nadal chegou a ficar com 0/40. Mas em grande reação, fechou o game e ficou com 5/4. Na sequência, Djokovic não conseguiu defender seu saque e perdeu o set: 6 a 4. Nadal se agachou e vibrou muito.
No início da quarta parcial, Djokovic teve um break point logo de cara, mas novamente jogou a chance fora. Não bastasse isso, perdeu seu saque e ficou em desvantagem de 2 a 0. Atrás no marcador, Djokovic se perdeu em quadra e foi quebrado novamente no sexto game.
Deste momento em diante, Djokovic desmoronou. Ele ainda seria quebrado mais uma vez. Nem mesmo o barulho da torcida foi capaz de impedir a consagração de Nadal: 6/1 e mais um título para o espanhol.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.