terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto de Márcia na Assembleia cria Semana de Aleitamento Materno no RN

A deputada estadual Márcia Maia apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para criar a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de maio. O projeto já está em tramitação na Casa e deve ir para votação em plenário nos próximos dias.
A proposição da parlamentar do PSB prevê a realização de campanhas pela Administração Pública om a Rede de Bancos de Leite Humano, realizarão campanhas, debates e reflexões sobre o tema, junto às comunidades em que estão inseridos os Bancos de Leite Humano.
"É importante assegurar esse momento de reflexão para sensibilizar a população, seja com publicidade do tema [WINDOWS-1252?]“doação de Leite [WINDOWS-1252?]Materno”, seja com debates, palestras e seminários, bem como a promoção de iniciativas visando o aumento de doação de leite materno e o consequente abastecimento dos Bancos de Leite Materno do Estado do Rio Grande do Norte", afirmou a deputada Márcia Maia.
A parlamentar pessebista participou nesta segunda-feira (20), em Fortaleza, do XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e com apoio do Governo Federal. O evento, que acontece a cada dois anos no Brasil, reunirá mais de 2 mil pessoas e vai até a próxima quinta-feira (23).
O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Campanha pelo aleitamento

No início do mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou R$ 45 milhões em investimentos na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mulher, toda a rede familiar pode apoiar a amamentação.
Fonte: DN Onli via Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.