Padilha anuncia redução do prazo para registro de medicamentos
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (25) medidas para reduzir em até 40% o prazo para análise de registro de novos medicamentos a partir de abril.
Para os produtos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou inovadores, a exemplo dos medicamentos para hipertensão, diabetes e os oncológicos, o prazo para registro deve se reduzido de nove a seis meses.
O ministro divulgou a criação do Sistema de Registro Eletrônico de Medicamentos, que começará a funcionar em 15 de abril. O sistema irá reduzir o prazo de registro junto à Anvisa. "Quanto mais registros [de medicamentos], melhor. Estimulamos a produção e aumentamos a competitividade", disse Padilha depois de participar de um almoço com empresários em São Paulo.
Segundo o ministro, a medida deve tornar o preço dos medicamentos mais barato. "Quanto mais marcas tivermos, mais genéricos, o preço será reduzido pela competitividade", afirmou. Padilha disse ainda que essa iniciativa deve facilitar a distribuição de remédios gratuitamente para a população pelo governo.
Para exemplificar, o petista citou a tentativa do governo federal de trazer ao Brasil a produção de remédios para combater diferentes tipos de câncer. Isso, segundo o ministro, tende a ampliar a produção, reduzir os preços, além de permitir ao governo aumentar a distribuição gratuita do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.