domingo, 27 de setembro de 2015

“Deus chora”, diz Papa sobre acobertamento do abuso sexual de crianças na Igreja


O Papa Francisco se encontrou neste domingo (27), último dia da visita aos Estados Unidos, com vítimas de abuso sexual praticado por padres e prometeu responsabilizar os envolvidos no escândalo, num poderoso alerta a bispos norte-americanos acusados de acobertar pedófilos em vez de entregá-los à polícia.

O Pontífice fez o gesto de reconciliação no começo de uma reunião com bispos dos EUA que foram à Filadélfia para um grande encontro com famílias católicas.
Francisco chamou as vítimas de “verdadeiros arautos da misericórdia” que merecem a gratidão da Igreja e disse que o abuso sexual na instituição não pode mais ser mantido em segredo. Ele prometeu proteger “zelosamente” os jovens e garantir que “todos os envolvidos sejam responsabilizados”.
“Deus chora, pois os abusos sexuais de crianças não podem ser mantidos em segredo, e eu me comprometo com uma fiscalização cuidadosa para garantir que a juventude esteja protegida e que todos os envolvidos sejam responsabilizados”, disse o Papa, em espanhol.
O papa concordou em criar um novo tribunal do Vaticano para processar bispos que falham em proteger seus rebanhos ao acobertar padres pedófilos.
No começo da semana, grupos de apoio a vítimas acusaram Francisco de neglicenciar seus pleitos ao elogiar os bispos por sua resposta “corajosa” e generosa ao escândalo.
No domingo, ele dirigiu a atenção às vítimas numa cidade atingida pelo escândalo. A Arquidiocese da Filadélfia foi alvo de várias investigações, e um monsenhor foi condenado por colocar em risco crianças ao não afastar padres pedófilos tornando-se o primeiro membro da Igreja nos EUA a ser punido por um tal crime.
IG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.