terça-feira, 3 de setembro de 2013

Israel diz que realizou teste de mísseis com Estados Unidos no Mediterrâneo

Do R7 - Em um cenário de tensão cada vez mais crescente na Síria, Israel informou que realizou nesta terça-feira (3) um teste de mísseis, usando como alvo um sistema antimísseis financiado pelos EUA, no Mediterrâneo oriental, onde fica a Síria.

O Ministério da Defesa israelense disse que o teste foi conduzido às 9h15 (3h15 no horário de Brasília), praticamente no mesmo horário que a agência de notícias russa RIA disse que um radar russo havia detectado o lançamento de dois "objetos" balísticos no Mediterrâneo.
Ainda de acordo com o ministério, a operação consiste em um "ensaio militar" conjunto entre Israel e EUA.
"Os lançamentos foram efetuados como parte dos ensaios conjuntos com os Estados Unidos. Os mísseis foram lançados do mar Mediterrâneo e foram, com sucesso, seguidos pelos radares em território de Israel", disse uma fonte do Ministério de Defesa israelense à agência oficial RIA-Novosti.
Os lançamentos levantaram a suspeita de um possível ataque contra território sírio. Mas um funcionário da missão diplomática da Rússia em Damasco afirmou à agência Itar-Tass que a capital síria está tranquila.
— Não houve alerta de ataque com mísseis nem se escutou explosões na cidade. Tudo está tranquilo.
A Síria pode ser atacada por uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos depois que o presidente americano, Barack Obama, anunciou que castigará com uma limitada ação armada o regime de Bashar al Assad por usar armas químicas contra a população civil.
Obama disse que o ataque poderia ser lançado a qualquer momento, apesar de ter manifestado a intenção de esperar por um aval do Congresso dos Estados Unidos antes de intervir no país árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.