domingo, 8 de setembro de 2013

Pênalti polêmico gera duas expulsões e dá vitória ao Grêmio contra Portuguesa

Grêmio3x2Portuguesa


O Grêmio abriu 2 a 0, a Portuguesa empatou. O jogo já tinha emoção suficiente de parte a parte. Mas aos 35 minutos do segundo tempo, o duelo se tornou dramático. Um pênalti polêmico em Kleber Gladiador gerou duas expulsões na Portuguesa, e só não acabou em briga porque a Polícia Militar entrou em campo e defendeu o árbitro Jailson Macedo Freitas. Mas o camisa 30 se manteve alheio, fez o gol, e o Grêmio venceu por 3 a 2, neste sábado, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão.

A confusão se deu por causa da penalidade. O Grêmio tinha aberto o placar com Barcos, feito o segundo com Zé Roberto. Mas viu a Portuguesa empatar com gol contra de Rhodolfo e outro de Luís Ricardo. Aos 35, Kleber foi tocado por Rogério. O árbitro assinalou pênalti. Valdomiro e Bruninho foram expulsos na confusão. E o Gladiador definiu o 34º ponto conquistado pelo Grêmio.

O time gaúcho dorme vice-líder do Brasileirão. Porém pode ser ultrapassado por Atlético-PR e Botafogo que jogam no domingo. Já a Lusa segue na zona de rebaixamento com 19 pontos.

Grêmio e Portuguesa fizeram um primeiro tempo pouco interessante. O time local dominou as ações e não foi ameaçado uma vez sequer. Zé Roberto, de volta após lesão, deu boa movimentação ao meio-campo gremista, que rondou a área adversária. Porém não criou chances evidentes de gol. Kleber Gladiador foi quem mais trabalho deu aos zagueiros rivais. Mas até os 30 minutos, nem ele esteve perto de tirar o 0 do placar.

Aos 34 minutos de jogo, Rhodolfo, de fora da área, obrigou o goleiro Lauro a fazer a defesa mais complicada até então. A partir daí o Grêmio se aproximou a cada momento da meta. Kleber reclamou pênalti não marcado aos 40. Barcos perdeu de cabeça aos 42. E a etapa inicial terminou com placar igual.

"Está difícil de entrar, temos que ter mais paciência. O time deles está bem defensivamente", falou Zé Roberto. "Temos que cuidar com as chegadas do Grêmio. Mas estamos bem na defesa e vamos tentar seguir assim no segundo tempo", afirmou o goleiro Lauro, da Portuguesa.

A aproximação do Grêmio ao gol recomeçou no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Pará cruzou e Kleber colocou na rede de cabeça. Mas o árbitro assinalou impedimento e anulou o gol gremista.


Só que cinco minutos mais tarde não teve bandeirinha que impedisse a comemoração gremista. Alex Telles bateu escanteio, Souza desviou de cabeça e Barcos, no segundo poste, também de cabeça, colocou na rede. O placar estava aberto: 1 a 0, que furaria a retranca da Portuguesa.

E na frente, o Grêmio se soltou ainda mais. Aos 12 minutos do segundo tempo Kleber cruzou da esquerda e Zé Roberto entrou na área pare desviar para rede. O segundo gol gremista encaminhava a vitória em casa. E no minuto seguinte, Kleber cruzou e Barcos, de dentro da área, sozinho, perdeu. Mas não fazia falta. O Grêmio vencia, era melhor e poderia fazer mais.


Mas a Portuguesa não estava morta. Aos 24 minutos, o time paulista chegou ao gol. Lançamento para Luís Ricardo, que bateu. Dida defendeu, mas a bola voltou em Rhodolfo e acabou entrando. O gol recolocou a Portuguesa no jogo. Aos 32 minutos, o empate aconteceu. Escanteio cobrado por Correa encontrou Luís Ricardo, que de cabeça empatou o jogo.
Mas o empate durou pouco. Um cruzamento da esquerda encontraria Kleber Gladiador, que foi tocado por Rogério. O árbitro marcou pênalti. Antes da cobrança, Bruninho levou cartão vermelho por reclamação. Se formou uma confusão. Valdomiro também foi expulso. A Polícia Militar precisou entrar em campo para defender os árbitros. Kleber só foi bater aos 41 minutos de jogo. Mas o fez no meio do gol e comemorou o terceiro gremista.
O juiz deu cinco minutos de acréscimo. Em escanteio, o goleiro Lauro foi para área. Mas não recebeu a bola. A bravura do time visitante foi arma até o final, mas não resultou em novo empate. O Grêmio venceu com pênalti polêmico e acabou enfrentando 9 jogadores.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.