terça-feira, 30 de abril de 2013

ITAÚ/RN REALIZA 5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES


A Cidade de Itaú/RN realizou nesta segunda-feira, 29, a 5ª Conferência das cidades como o tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”
O Prefeito Ciro Bezerra participou de toda a conferência demonstrando interesse em desenvolver políticas públicas de qualidade no município, ressaltando a importância da conferência em que a comunidade que participa, melhora as condições sociais de seu município.

Vejam Todas as Fotos

Banda de Música: José Praxedes Fernandes
A Banda de Música "José Praxedes Fernandes" abrilhantou o evento com músicas que trouxeram alegria aos presentes e ainda tocando o hino de itaú e logo após o hino nacional, a presença da banda já tornou-se referência nos eventos desenvolvidos pelo executivo itauense e tem mostrado um relacionamento muito eficaz.
A banda de música já é referência na região por tocar músicas de qualidade e com a regência do maestro Gildásio Ramos que é reconhecido como um dos melhores maestros de músicas do Estado e que tem mostrado um bom trabalho a frente da banda, formando músicos que já estão tocando em muitas bandas de forró e/ou outros ritmos país a fora.

Marcos Morais: Coordenador da Conferência das Cidades
O Coordenador da 5ª Conferência foi o Secretário Municipal de Finanças: Marcos Morais que leu a proposta do Regimento do Governo Municipal para o Desenvolvimento Urbano (Gestão Municipal) e em seguida a proposta ( Proposta do regimento Interno) foi colocada em votação aos presentes, sendo aprovada por todos.
O Coordenador também foi escolhido para representar o município na conferência estadual a ser realizada ainda este ano e terá como suplente Iuremberg Martins a quem agradeceu por ter se empenhado na realização desta conferência, mostrando interesse e eficiência nos trabalhos desenvolvidos.

Palestrante: Tânia Regina
A Palestrante foi Tânia Regina e trouxe o tema: "Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana na Perspectiva  da Construção do Sistema Nacional de desenvolvimento Urbano".
Foram formados 4 (Quatro Grupos) de trabalhos com temas relacionados ao eixo central da conferência, buscando propostas a serem elencadas pelos diversos setores de nosso município e que ofereceram muitas sugestões para desenvolver uma metodologia ampla dentro do tema central.
Tânia Regina já realizou palestras em vários município da região e/ou de outros Estados e confidenciou que o município de Itaú está saindo na frente em vários segmentos por ter uma equipe que mostra trabalha e um gestor que não espera a chegada de recursos e/ou obras em seu gabinete. Parabenizou o  prefeito por está realizando uma ótima gestão no município e buscando a todo instantes soluções eficazes para realizar uma administração transparente para a população.


Veja os temas dos grupos:

Grupo 1 - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - (SNDU);

Grupo 2 - Fundo nacional de desenvolvimento Urbano (FNDU);

Grupo 3 - Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial;

Grupo 4 - Políticas de Incentivo  à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.

Aos grupos foram repassados textos referentes ao tema dos seus grupos e todos escolheram um secretário e um relator para realizarem a apresentação de suas propostas, que depois eram colocadas em votação para os presentes e ao terminar suas apresentações eram encaminhadas ao coordenador da conferência para serem colocadas no relatório final que será finalizado pelo município.
Foram abordados em todos os grupos temas relevantes ao eixo central da conferência que ofereceu aos munícipes a escolha de propostas para desenvolver junto ao executivo e sociedade civil uma cidade com mais qualidade de vida, mostrando aos cidadãos que políticas públicas de qualidade devem ser implantadas e a comunidade deve participar para ajudar ao seu município desenvolver amplamente com ações voltadas aos seus moradores e não ações aleatórias sem destino específico, apenas para gerar mais uma obra que não terá nenhuma eficácia junto aos moradores das referidas comunidades.

Uma das proposta mais comentada foi a do vereador Toinho Galego que propôs uma adutora da Barragem de Santa Cruz do Apodi/RN para zona rural que carece de medidas urgentes devido a estiagem vivida nos municípios da região.
Entre as proposta está a criação de conselhos para a zona rural, ocasionando uma maior participação social dessas comunidades proposta pelo grupo 1, ressalta a importância do acompanhamento por parte da sociedade das políticas públicas implantadas no município e com uma maior participação dos diversos setores que compõe a comunidade.

Vários segmentos da sociedade participaram da conferência como Associações, Sindicatos, Escolas, Meios de Comunicação (Blogs, Rádio Comunitária), Conselheiros, Empresários, Poder legislativo (Vereadores), que mostraram interesse no desenvolvimento social do município e deram inúmeras contribuições na formulação de propostas que serão buscadas pelos órgão competentes junto aos nossos gestores.
A Presença de vários segmentos provam o real interesse em mostrar aos gestores que o município está atento as políticas públicas desenvolvidas e a população quer melhorias nos municípios.

A Presença de grande público ao evento mostrou um interesse especial para busca de uma qualidade de vida tão almejada na sociedade e que deixa a todos muito satisfeitos, pois o engajamento da sociedade mostra que a mesma está incansavelmente buscando melhorias em seus mais diversos setores.
Muitas áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras participaram da conferência e deixaram muitas contribuições a mesma, pois os setores estão interligados na sociedade que precisa urgentemente de soluções para muitos problemas que ocorrem nessas áreas.

O Prefeito Ciro Bezerra  vem demonstrando um interesse muito bom na busca de ações que visem o melhoramento da qualidade de vida dos cidadãos itauenses e na 5ª conferência das cidades anunciou algumas medidas como a previsão junto ao governo federal do saneamento total do município orçado em cerca de R$ 8 Milhões de Reais.
Ainda anunciou que o Bairro da Felicidade será um dos locais mais bonitos da cidade, vindo a ganhar a Revitalização e Urbanização da Lagoa da Felicidade, Criação de um Restaurante estruturado atendendo toda uma rede de pessoas que viajam pela Br 405 e que será licitado a uma empresa para que não seja mais uma obra que dure 3 meses e depois feche as portas por não ter um acompanhamento eficaz e que trará inúmeros benefícios para aquele bairro.
Sobre as propostas elencadas pelos grupos disse que irá buscar imediatamente soluções juntos aos entes federados (governos federal e estadual), parcerias para melhorar a cidade e que o município será um dos mais bem vistos da região.



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.