terça-feira, 30 de abril de 2013

PREFEITURA DE SEVERIANO MELO APOIA A PRÁTICA DE CAPOEIRA

A capoeira é considerada atualmente um dos principais esportes nacionais. Surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão-de-obra escrava. Capoeiras eram áreas semidesmatadas onde os escravos treinavam seus golpes. Quase acrobáticos e com aspecto de dança, a luta contribuiu para enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, julgando-a uma brincadeira dos escravos. 

As rodas são ritmadas pelos toques de instrumentos e palmas dos capoeiristas. O berimbau, que servia para dar ritmo ao jogo, também anunciava a chegada de um feitor, ou seja, a hora de transformar a luta em dança. Angola é o toque de abertura, lento, onde o mestre da roda, que toca o berimbau, inicia uma ladainha - saudação. Os capoeiristas ficam esperando ao pé do berimbau a indicação para entrar na roda.

A prática do esporte capoeira, além de resgatar a cultura histórica de um povo, beneficia também o corpo e a mente.
A prefeitura de Severiano Melo, através da secretaria de Esporte Juventude deu início no último sábado (27) as aulas de capoeira.
As atividades começaram a serem realizadas na sede do município e nas comunidades de Santo Antonio e Boa Vista.

* Márcio Melo via Atualidades/ Secretaria de Comunicação e Eventos da PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.