segunda-feira, 29 de julho de 2013

Após cinco derrotas seguidas, Abel Braga é demitido do Fluminense

Tricolor perdeu os últimos 5 jogos no Brasileirão

O técnico Abel Braga não resistiu às cinco derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro e foi demitido do comando do Fluminense, a decisão será anunciada ainda nesta segunda-feira. A diretoria tricolor se reuniu com o treinador na última madrugada, no hotel em Porto Alegre, depois de o time perder para o Grêmio por 2 a 0, e a saída ficou definida durante a conversa.

No desembarque do elenco no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o vice presidente de futebol Sandro Lima ficaram em silêncio diante dos jornalistas, mas a diretoria prometeu se pronunciar ainda nesta tarde, após o treinamento nas Laranjeiras.
Depois de dois anos e dois meses no comando do Flu, período em que conquistou o Campeonato Carioca e o Brasileiro de 2012, Abel deixa o clube em momento que a equipe acumula maus resultados e não consegue mostrar um bom futebol.  Há duas semanas, o treinador recebeu uma proposta milionária do Al Ain, dos Emirados Árabes, mas recusou por ter contrato com o Tricolor até o final deste ano.
Agora, a diretoria do Fluminense busca um novo treinador, e dois nomes surgem com força nos bastidores das Laranjeiras: Vanderlei Luxemburgo e Ney Franco, ambos sem time atualmente. Luxemburgo já teria até conversado sobre a possibilidade com Celso Barros, presidente da Unimed-Rio, patrocinadora do clube.
Dos títulos à crise
A segunda passagem de Abelão pelo Flu começou em maio de 2011, após o treinador deixar o Al Jazira, dos Emirados Árabes. Com um bom grupo montado com o dinheiro da patrocinadora Unimed, não demorou para ganhar o título do Campeonato Carioca, no início de 2012.
A consagração do técnico, que ganha um salário de aproximadamente R$ 700 mil, viria ainda no fim do ano, quando o time das Laranjeiras foi venceu o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.
Em 2013, porém, Abel viveu mais baixos do que altos. Sem conseguir defender o título estadual, fracassou na Libertadores e viu o time despencar no Brasileirão após a parada da Copa das Confederações - atualmente, o Fluminense está em 17º, na zona de rebaixamento.
Atualmente, são cinco derrotas seguidas, para Portuguesa, Botafogo, Internacional e Vasco, além do revés do final de semana, contra o Grêmio. O resultado é uma crise que não era vista no time desde 2009, quando o Flu brigou contra o rebaixamento até os últimos instantes.
No total das duas peassagens pelo Flu, incluindo a primeira em 2005, Abel comandou o time em 217 jogos, com 114 vitórias, 44 empates e 59 derrotas, tendo um aproveitamento de 59,29%.
O clube tricolor volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Cruzeiro, no Maracanã. A partida está marcada pra às 19h30 (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.