segunda-feira, 29 de julho de 2013

Autor do primeiro gol da história é identificado após 125 anos

Pesquisadores britânicos se empenharam em descobrir o autor e quando foi feito o primeiro gol em torneio oficial na história. Registros anteriores eram pouco conclusivos. A descoberta será revelada com a publicação de um livro. O autor do gol histórico foi feito por James  “Kenny” Davenport, em setembro de 1888, por uma liga inglesa.

Davenport defendia o Bolton Wanderers em duelo contra o Aston Villa.
Por muitas décadas o “gol 1” foi atribuído a um gol contra de Gershom Cox, marcado nesta partida, em vantagem para o Aston Villa.
Mas uma pesquisa feita por Robert Boyling em uma biblioteca foi fundamental para a reparação do erro na identificação do autor. Isso porque ele achou uma matéria de jornal da época que destacava que a partida entre Bolton e Aston Villa sofreria atraso de 15 minutos, às 15h45.
As partidas sempre ocorriam às 15h30. O gol contra aconteceu aos 31 minutos. Com base na informação do jornal, o gol contra de Cox não poderia ter sido marcado às 16h01, como pensavam os pesquisadores (que desconheciam o atraso no começo da partida).
Então os pesquisadores entenderam que Davenport era o autor do gol 1, e não o gol contra de Cox.
“Todo mundo em Bolton sabia exatamente quem era Kenny Davenpor, um rapaz da classe trabalhadora que estava feliz de estar jogando futebol para ganhar a vida e também para representar o seu país ", relatou Mark Metcalf, autor do livro sobre o autor do gol histórico.
“Eu não acho que ele [davepornt] teria qualquer idéia de quão significativo seu objetivo era", acrescentou o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.